No dia de São Domingos, Frades Conventuais abrem o Tríduo de Santa Clara

08/08/2023

“Terça-feira, como de costume, recordamos a devoção a Santo Antônio. Hoje, de forma especial, também manifestamos nosso carinho a Clara de Assis, exaltando a força e a personalidade desta jovem mulher que segue como modelo de vida para a Igreja e para a humanidade”, comentou o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, no comentário inicial do Tríduo de Santa Clara no Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro, neste dia 8 de agosto que a Igreja também celebra São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores e irmão espiritual de São Francisco de Assis.

Segundo Frei Medella, no espírito de comunhão e integração da Família Franciscana, foi convidado para presidir a Santa Missa, às 12 horas, o Custódio Provincial da Custódia da Imaculada Conceição, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles.

Por sua vez, o celebrante agradeceu aos frades do Convento e os parabenizou pela iniciativa “bonita deste intercâmbio entre as Famílias Franciscanas” durante os três dias para render juntos esse louvor a Deus, “pela vida, pela santidade, pela missão da Plantinha de São Francisco, que é nossa Irmã e Mãe Santa Clara”.

“Hoje, iniciamos esse caminho de celebrações, preparando nossos corações para buscar entender nos tempos de hoje a bravura, a grandeza, a profundidade desta mulher do século 13, justamente neste dia que a Igreja faz memória festiva de um outro grande fundador das Ordens Mendicantes, que é São Domingos, da Ordem dos Pregadores, contemporâneo de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis. Assim como como Clara e Francisco, São Domingos é tão grande e tão importante para a Igreja no seu tempo, no seu século, como também para os nossos dias”, disse Frei Carlos.

Segundo o frade, Santa Clara, com 60 anos incompletos, viveu uma trajetória que ainda nos chama a atenção. “A vocação de Clara supunha um entendimento monstruoso para além do seu tempo. Assim podemos dizer que ela é uma mulher fruto de um tempo que está adiante dos passos e da sua caminhada”, observou o celebrante.

Esse tríduo festivo teve como tema de hoje: “Santa Clara, intercedei por nós a Deus”, referindo-se a esta mulher que reza para construir um projeto evangélico, que seja cada vez um sinalizador do Reino de Deus, explicou o frade, lembrando que Clara foi a única mulher a escrever uma Regra de Vida na história da Igreja. “Vejam vocês como ela foi corajosa e insistente para construir o momento bonito de acolher suas irmãs”, disse.

Depois da bênção de Santa Clara e do pão de Clara, também foi dia da devoção a Santao Antônio, como é sempre muito forte no Convento Santo Antônio.

Na padaria, além dos pães caseiros que os frades preparam, os destaques eram o Pastel de Santa Clara e o Pastel de Belém.

Neste segundo dia do tríduo, nesta quarta-feira, o tema é “Santa Clara, ensinai a comunicar a paz e o bem” e será dada a bênção aos instrumentos dos comunicadores.

ORAÇÃO A SANTA CLARA (Após a Comunhão)

Clara, santa cheia de claridade, Irmã de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes. Teu nome e teu ser
exalam o perfume das coisas inteiras. E o frescor do que é novo e renovado.
Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento.

Clara, Irmã de São Francisco, coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação. Te suplico, Irmã Lua, que junto ao Sol de Assis no mesmo céu refulge, alcança-nos a graça que, confiantes vos pedimos. Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém!

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
free online course