No dia de São Domingos, Frades Conventuais abrem o Tríduo de Santa Clara

08/08/2023

“Terça-feira, como de costume, recordamos a devoção a Santo Antônio. Hoje, de forma especial, também manifestamos nosso carinho a Clara de Assis, exaltando a força e a personalidade desta jovem mulher que segue como modelo de vida para a Igreja e para a humanidade”, comentou o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, no comentário inicial do Tríduo de Santa Clara no Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro, neste dia 8 de agosto que a Igreja também celebra São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores e irmão espiritual de São Francisco de Assis.

Segundo Frei Medella, no espírito de comunhão e integração da Família Franciscana, foi convidado para presidir a Santa Missa, às 12 horas, o Custódio Provincial da Custódia da Imaculada Conceição, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles.

Por sua vez, o celebrante agradeceu aos frades do Convento e os parabenizou pela iniciativa “bonita deste intercâmbio entre as Famílias Franciscanas” durante os três dias para render juntos esse louvor a Deus, “pela vida, pela santidade, pela missão da Plantinha de São Francisco, que é nossa Irmã e Mãe Santa Clara”.

“Hoje, iniciamos esse caminho de celebrações, preparando nossos corações para buscar entender nos tempos de hoje a bravura, a grandeza, a profundidade desta mulher do século 13, justamente neste dia que a Igreja faz memória festiva de um outro grande fundador das Ordens Mendicantes, que é São Domingos, da Ordem dos Pregadores, contemporâneo de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis. Assim como como Clara e Francisco, São Domingos é tão grande e tão importante para a Igreja no seu tempo, no seu século, como também para os nossos dias”, disse Frei Carlos.

Segundo o frade, Santa Clara, com 60 anos incompletos, viveu uma trajetória que ainda nos chama a atenção. “A vocação de Clara supunha um entendimento monstruoso para além do seu tempo. Assim podemos dizer que ela é uma mulher fruto de um tempo que está adiante dos passos e da sua caminhada”, observou o celebrante.

Esse tríduo festivo teve como tema de hoje: “Santa Clara, intercedei por nós a Deus”, referindo-se a esta mulher que reza para construir um projeto evangélico, que seja cada vez um sinalizador do Reino de Deus, explicou o frade, lembrando que Clara foi a única mulher a escrever uma Regra de Vida na história da Igreja. “Vejam vocês como ela foi corajosa e insistente para construir o momento bonito de acolher suas irmãs”, disse.

Depois da bênção de Santa Clara e do pão de Clara, também foi dia da devoção a Santao Antônio, como é sempre muito forte no Convento Santo Antônio.

Na padaria, além dos pães caseiros que os frades preparam, os destaques eram o Pastel de Santa Clara e o Pastel de Belém.

Neste segundo dia do tríduo, nesta quarta-feira, o tema é “Santa Clara, ensinai a comunicar a paz e o bem” e será dada a bênção aos instrumentos dos comunicadores.

ORAÇÃO A SANTA CLARA (Após a Comunhão)

Clara, santa cheia de claridade, Irmã de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes. Teu nome e teu ser
exalam o perfume das coisas inteiras. E o frescor do que é novo e renovado.
Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento.

Clara, Irmã de São Francisco, coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação. Te suplico, Irmã Lua, que junto ao Sol de Assis no mesmo céu refulge, alcança-nos a graça que, confiantes vos pedimos. Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém!

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download mobile firmware
Download WordPress Themes
free online course