Frei Gabriel pede para não esquecer o pedido de Jesus: “Fazei isso em memória de mim!

08/06/2023

A 341ª edição da Trezena e Festa do Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, nesta solenidade de Corpus Christi (8/06), começou às 9 horas, quando a peregrinação da imagem do Santo franciscano chegou à bela Igreja São Francisco da Penitência e foi recebida pelos irmãos da Ordem Franciscana Secular.

Logo em seguida, às 10h, na Igreja do Convento Santo Antônio, a Eucaristia foi presidida pelo pregador Frei Gabriel Dellandrea, e concelebrada pelos frades desta Fraternidade, marcando o nono dia da Trezena. E como não poderia deixar de ser, o tema deste dia foi “Santo Antônio e a Eucaristia”. Frei Cláudio César Broca de Siqueira fez a animação litúrgica.

“Não sei vocês, mas eu estou cada dia com mais com lapsos de memória. Às vezes vou abrir a geladeira e nem lembro o que eu queria pegar. Ou entro num cômodo da casa e esqueço o que fui fazer. Enfim, no dia a dia, por conta das atividades, aos poucos corremos o risco de esquecer uma ou outra coisa”, avaliou o pregador, exemplificando que tem muitas pessoas dotadas de memória e que lembram com facilidade o número do CPF, celular, senhas e assim por diante. Mas – continuou o frade -, outras não têm tanta capacidade de guardar as coisas. “Dizem que, com passar do tempo, a gente também vai perdendo um pouco mais a memória ou, então, vamos selecionando o que guardamos. Fato é que a palavra memória nos ajuda a entender a liturgia que celebramos hoje. Jesus, ao instituir a Eucaristia, disse: ‘Fazei isso em memória de mim!’ Sabendo das nossas limitações para guardamos tantas informações e sabendo também que assumimos muitos compromissos, Jesus institui a Eucaristia para fazermos ela em sua memória”, destacou.

Para Frei Gabriel, fazer memória é a essência de nossa fé. “E Cristo nos pede que façamos sua memória ao celebrarmos a Eucaristia e honrarmos o seu corpo e sangue transformados, que antes eram pão e vinho. Por isso, celebramos a Eucaristia”, observou, frisando sempre que fazer memória é fazer Eucaristia. “Vir à Missa, comungar o corpo do Senhor não é uma mera formalidade. Não viemos aqui apenas para comer a hóstia. Pois se assim o fosse, poderíamos simplesmente chegar aqui, abrir o sacrário e pegar. Mas celebramos um memorial, um rito, que integrado e por completo, nos alimenta e nos ajuda a recordar o modo de vida cristã que abraçamos”, explicou.

“É por isso que, para comungar a Eucaristia, primeiro nos reunimos em comunidade, num só corpo. Pedimos perdão, rendemos louvores a Deus, ouvimos a Palavra, refletimos sobre ela, fazemos nossa profissão de fé, transformamos ela em prece e depois essa palavra se torna Eucaristia, o Corpo e Sangue, para que ao comermos e bebermos, coloquemos literalmente para dentro a vida de Jesus e a assumamos em nossa vida. Por isso, participar da Eucaristia é fazer memória da nossa fé, da vida de Jesus, para recordar e manter sempre diante dos nossos olhos a vida dele”, detalhou.

Segundo o frade, Jesus diz no Evangelho que quem comer o pão, que é o seu corpo, tem a vida porque, ao nos alimentarmos deste corpo, queremos transformar a nossa vida para que possamos viver assim como ele viveu. “Só que nossa memória é falha. Se participássemos só de uma Missa, com o tempo esqueceríamos. Por isso somos convidados constantemente a renovar esta memória, a refazer esta memória, a buscar constantemente a força na Eucaristia para a nossa vida, especialmente quando não somos demonstração deste Cristo que queremos ser, especialmente quando falhamos, quando erramos. É a hora certa de buscar, na Palavra de Deus, a força para se emendar no caminho”, disse, lembrando que a memória vai ficar fraca se deixarmos nossos corações se ocuparem com tantas bobagens. “Por isso, o convite é sempre certo: fazer memória! Fazei isto em memória de mim!”, pediu.

Frei Gabriel recordou que Santo Antônio fez memória tantas vezes, mas numa ocasião especial com o milagre da Eucaristia que tem muita relação com a solenidade de hoje: “Chegando a uma cidade da França, ao pregar, o Santo foi abordado por um grupo de pessoas que não acreditava na Santa Eucaristia. Então, um homem disse: ‘Eu acreditarei que Cristo está realmente presente na Hóstia Consagrada quando o meu jumento se ajoelhar diante dela’. O Santo aceitou o desafio. Deixaram o animal três dias sem comer. No momento e lugar preestabelecidos, apresentou-se Antônio com a hóstia e o herege com o seu jumento em jejum. Mesmo com fome, o jumento deixou de lado o feno que lhe era oferecido pelo seu dono, para se ajoelhar diante do Santíssimo Sacramento. E Antônio converteu os hereges”.

“Nós estamos famintos assim como esse jumento. Temos fome de Deus. Às vezes passamos anos sem fazer memória”, disse o frade, fazendo o convite para ir à fonte do alimento que, de fato, preenche o nosso coração. “Vamos constantemente fazer memória dessa entrega de Jesus, para que assim como Ele, nós também entreguemos a Deus a nossa vida; para que assim como Ele, nós possamos viver o que celebramos e celebrar o que vivemos. Que a nossa vida se torne de fato um seguimento a Jesus na entrega total, lembrando a sua paixão, morte e ressurreição em cada Eucaristia. E que cada Eucaristia seja para nós esse desejo de também seguirmos Jesus na entrega total assim como fez Santo Antônio”, concluiu Frei Gabriel.

No final da Eucaristia é feito o momento devocional da Trezena, com orações, Ladainha, Responsário e bênção. “Orar é enviar bênção a todos. Abençoar é criar um antídoto contra a negatividade. E Santo Antônio acolhe a todos na positividade da Graça”, define Frei Vitorio Mazzuco Filho.

IMAGEM PEREGRINA

Na Igreja São Francisco da Penitência, a imagem, os frades e os peregrinos foram acolhidos pela Ministra da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular, Márcia Regina da Silva Costa. Ela saudou a todos e recordou um pouco a vida de Santo Antônio.

Representando os frades, Frei Gustavo Medella lembrou que o Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, cuja pedra fundamental foi posta no dia 4 de junho de 1608, acompanha a cidade do Rio de Janeiro desde os primeiros anos de seu surgimento. “Nestes mais de quatro séculos de história, um laço de proximidade e companheirismo foi criado entre o povo carioca e um dos santos mais populares do mundo. Santo Antônio de Pádua, nascido em Lisboa e que, depois de tantos anos de presença e convivência se torna também o Santo Antônio do Rio de Janeiro”, disse. Segundo ele, a visita que hoje é para reacender na lembrança e no coração de todos a certeza de que, daqui do Largo da Carioca, Santo Antônio intercede a Deus pelas famílias, empresas, organizações, órgãos públicos e comunidades de fé dos quatro cantos desta “Cidade Maravilhosa”.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Frei Gabriel Dellandrea fez a reflexão a partir do Evangelho que Jesus utiliza a metáfora do sal e da luz, para explicar aos discípulos a missão deles sobre a terra. “Esse foi Santo Antônio, sal da terra e luz do mundo. Não tem como se aproximar dele e não se sentir provocado pelo seu jeito de ser sal, que não deixa nada se corromper e corrigi o que é errado, que amou fazer o que é certo. Não tem como se aproximar dele e não querer ser luz, ele que iluminou tantas vidas e tantos corações com suas palavras. Que nós também possamos nos inspirar em Santo Antônio para exercermos a nossa missão cristã”, pediu.

Pela Fraternidade da OFS, fez os agradecimentos a vice-ministra Valéria da Costa Pinheiro, que falou da alegria em receber a imagem peregrina, os frades e os peregrinos nesta manhã de Corpus Christi.

Frei Cláudio Siqueira fez a oração final e deu a bênção com a Relíquia de Santo Antônio.

Neste 10º dia da Trezena (9/06), a Imagem Peregrina de Santo Antônio visita, às 14h30, o Hospital Municipal Souza Aguiar.  Nas Missas às 12h e 18h,  Frei Gabriel vai falar sobre o tema “Santo Antônio: uma vocação que cura!”.


Mangia che te fa bene – O espaço “Gastronomia Antoniana”, que funciona no Salão Frei Fabiano de Cristo, no subsolo do Convento, ficou cheio para saborear o prato “macarrão penne ao molho siciliano”. Ele funcionará nos dias 10, 11, 12 e 13 de junho, oferecendo cada dia uma receita de massa com um molho diferente, por um valor acessível.


Equipe de Comunicação da Província da Imaculada

DEVOÇÃO E FÉ 

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download lenevo firmware
Download WordPress Themes
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado