Fraternidade do Convento recorda a participação franciscana no “Dia do Fico”

27/08/2022

Rio de Janeiro (RJ) – Neste sábado, dia 27 de agosto, a Fraternidade do Convento Santo Antônio teve o privilégio de viajar no tempo durante sua manhã de espiritualidade e formação. Conduzidos por Frei Róger Brunorio, os frades se reuniram na célebre “Sala do Fico”, espaço do Convento onde, segundo fontes históricas fidedignas, foi articulado o movimento de permanência de Dom Pedro I no Brasil e redigido o famoso manifesto que deu origem ao “Dia do Fico”, celebrado no dia 09 de janeiro de 1822.

Frei Roger recordou à Fraternidade a vida e o testemunho de três célebres frades: Frei Francisco do Monte Alverne, Frei Francisco de São Carlos e Frei Sampaio (Frei Francisco de Santa Teresa de Jesus Sampaio), este último conselheiro próximo de Dom Pedro I e um dos intelectuais mais reconhecidos e respeitados da época. Frei era carioca e, já em seu tempo, tinha uma avançada compreensão social e política de participação do povo nas decisões importantes em favor do bem comum.

Neste ano em que se celebram o Bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil, a Fraternidade do Convento Santo Antônio teve mais uma chance de perceber a atuação direta dos franciscanos na história do país e o simbolismo deste espaço de referência religiosa, histórica, arquitetônica, cultural e artística para o Rio de Janeiro e para o Brasil. No acervo do Convento, encontra-se um retrato de Frei Sampaio, pintado pelo artista Tirone, de 1860, com a técnica do óleo sobre tela.

Frei Gustavo Medella 

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download mobile firmware
Premium WordPress Themes Download
online free course

Conteúdo Relacionado