Fraternidade do Convento recorda a participação franciscana no “Dia do Fico”

27/08/2022

Rio de Janeiro (RJ) – Neste sábado, dia 27 de agosto, a Fraternidade do Convento Santo Antônio teve o privilégio de viajar no tempo durante sua manhã de espiritualidade e formação. Conduzidos por Frei Róger Brunorio, os frades se reuniram na célebre “Sala do Fico”, espaço do Convento onde, segundo fontes históricas fidedignas, foi articulado o movimento de permanência de Dom Pedro I no Brasil e redigido o famoso manifesto que deu origem ao “Dia do Fico”, celebrado no dia 09 de janeiro de 1822.

Frei Roger recordou à Fraternidade a vida e o testemunho de três célebres frades: Frei Francisco do Monte Alverne, Frei Francisco de São Carlos e Frei Sampaio (Frei Francisco de Santa Teresa de Jesus Sampaio), este último conselheiro próximo de Dom Pedro I e um dos intelectuais mais reconhecidos e respeitados da época. Frei era carioca e, já em seu tempo, tinha uma avançada compreensão social e política de participação do povo nas decisões importantes em favor do bem comum.

Neste ano em que se celebram o Bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil, a Fraternidade do Convento Santo Antônio teve mais uma chance de perceber a atuação direta dos franciscanos na história do país e o simbolismo deste espaço de referência religiosa, histórica, arquitetônica, cultural e artística para o Rio de Janeiro e para o Brasil. No acervo do Convento, encontra-se um retrato de Frei Sampaio, pintado pelo artista Tirone, de 1860, com a técnica do óleo sobre tela.

Frei Gustavo Medella 

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download mobile firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download

Conteúdo Relacionado