O Tríduo de Santa Clara, no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca (RJ), terminou nesta quinta-feira, na Santa Missa das 12 horas, presidida por Frei Cláudio Broca, da Fraternidade do Convento Santo Antônio, com o tema ‘Santa Clara, iluminai os caminhos da Família Franciscana”.
“Hoje também celebramos a Festa do Mártir São Lourenço. Clara e Lourenço nos inspirem um testemunho cada vez mais comprometido com o Evangelho do Reino de Deus”, saudou Frei Gustavo Medella.
“Ao prepararmos a festa de Santa Clara, em cada dia, levou-se em conta uma dimensão desta mulher, que em seu tempo foi corajosa, deu uma resposta com valentia, pois rompeu obstáculos e barreiras e abraçou aquilo que, de fato, queria viver: o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, introduziu o celebrante.
Segundo o frade, ela é a primeira mulher que abraça a causa de Francisco e o ajuda a dar passos fecundos. “Queremos com Santa Clara aprender a ter esse entusiasmo pela vida franciscana. Esse entusiasmo de viver em fraternidade esta vida, que é inspirada no Evangelho”.
Para Frei Cláudio, todos nós somos chamados a viver uma vida de contemplação com Deus. “No seu Testamento, Clara diz: ‘Entre outros benefícios que temos recebido e ainda recebemos diariamente da generosidade do Pai de toda misericórdia (cfr. 2Cor 1,3) e pelos quais mais temos que agradecer ao glorioso Pai de Cristo, está a nossa vocação que, quanto maior e mais perfeita, mais a Ele é de vida’. Toda essa motivação deve ser renovada diariamente, para que assim possamos crescer cada vez mais nesta vida em Deus”, acrescentou.
“Clara e Francisco nos inspiram a reconhecer que cada irmão, cada irmã, é sempre um dom de Deus. Não é só o padre, frade, freira, mas todos nós”, disse, animando a uma busca constante de intimidade com Deus através da oração.
“Que Clara, atraída pelo Evangelho desde a sua juventude, também nos inspire a viver de forma clara, límpida, esta luz que vem do Evangelho e que ela seguiu como norma, como proposta de vida”, pediu. O pão de Santa Clara foi abençoado e distribuído para os fiéis.
Nesta sexta-feira, 11 de agosto, as Missas serão às 10, 12, 15 e 18 horas, com o Bolo de Santa Clara e pastéis de Santa Clara e de Belém para marcar a festividade.
ORAÇÃO A SANTA CLARA
Clara, santa cheia de claridade, Irmã de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes. Teu nome e teu ser
exalam o perfume das coisas inteiras. E o frescor do que é novo e renovado.
Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento.
Clara, Irmã de São Francisco, coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação. Te suplico, Irmã Lua, que junto ao Sol de Assis no mesmo céu refulge, alcança-nos a graça que, confiantes vos pedimos. Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém!
BÊNÇÃO DE SANTA CLARA
O Senhor vos abençoe e vos guarde. Mostre-vos o seu rosto e tenha misericórdia de vós. Amém!
Volte a sua face para vós e vos dê a paz. Amém!
Que Santa Clara rogue por vós ao Senhor Jesus Cristo, e que o próprio Pai Celeste vos dê e confirme esta benção no céu e na terra. Amém!
O Senhor esteja sempre convosco e vós estejais sempre com Ele. Amém!
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!