A 341ª edição da Trezena e Festa do Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, no Rio de Janeiro. chegou ao sétimo dia, com o tema “Santo Antônio: o comunicador da Boa-nova!”. A imagem peregrina do Santo mais popular do Brasil marcou presença entre os militares. Primeiro na Base da “Operação Centro Presente” da Polícia Militar, depois seguiu para o Quartel General da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) e para o Quartel General do Corpo de Bombeiros.
Frei Gabriel Dellandrea, recém-ordenado presbítero, foi escolhido como o pregador da Trezena deste ano. Ao iniciar sua reflexão, nesta terça-feira (6/06) contextualizou lembrando um dito popular: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia!”. “É assim que se expressa o povo quando uma pessoa fica rasgando seda demais para pedir a alguém algum favor. É assim que os fariseus quiseram fazer com Jesus. Para tentá-lo, ficaram primeiro amaciando, elogiando. Mas era algo falso. Eles queriam mesmo era enrolar Jesus para incriminá-lo. Jesus, que não era bobo nem nada, logo percebeu a má intenção daqueles homens e foi esperto: ao ser questionado sobre o pagamento de impostos não titubeou, mas afirmou que era para dar a César o que era dele e a Deus o que era Dele”, recordou.
“Dar a César significa que Jesus o entende como um governante do tempo, alguém que está aí para gerir as coisas. Mas ele é um poder temporal e a ele damos o que é dele por obrigação. Pois é apenas a Deus que se oferta a vida por amor, não por obrigação, pois assim ele também o faz a nós. É apenas a Deus que o ser humano precisa dar o que tem de melhor: os seus dons, a sua caridade, o seu amor. César até pode ficar com as migalhas, mas a Deus oferecemos a vida por inteiro, pois entendemos que tudo é Dele! A Deus nós servimos nos dedicando ao cuidado de nossa família, das pessoas que amamos, agindo com caridade para com os mais necessitados, observando o mundo sob a perspectiva de quem encontra sinais de Cristo em cada coisa”, ensinou.
(toque nas imagens menores para ampliá-las)
Segundo ele, Santo Antônio seguiu este conselho e deu a Deus o que é de Deus, fazendo do dom de falar que ele tinha uma oportunidade de ser um grande pregador! “E assim se tornou porque se dedicou em comunicar a Boa-nova onde quer que fosse necessário, até mesmo aos peixes. E é por isso que ele não se esqueceu daquilo que deve ser dado a Deus: tudo! Se os seres humanos não o ouviam, não tinha problema. Como comunicador das maravilhas de Deus, não deixaria de se pronunciar. E assim fez pregando aos peixes”, explicou.
Frei Gabriel contou que a partir desta história, os habitantes daquela cidade se converteram, pois ficaram surpresos e até envergonhados pois os peixes ouviram aquele que eles desprezaram. “Os fariseus, diante de Jesus, também não abriam os seus corações para ouvir a voz do mestre. Dar a Deus o que é de Deus significa fazer como Antônio: no seu dom de comunicar, falou aquilo que é certo e justo! E nós também somos convidados a dar a Deus o que é dele e oferecer, por amor, a nossa vida, os nossos dons, comunicando o amor de Deus através de nossas palavras e atos”, concluiu.
Neste 8º dia da Trezena, o tema é “Santo Antônio: fiel seguidor de São Francisco!”. As Missas da Trezena são às 12h e 18h.
IMAGEM PEREGRINA ENTRE OS MILITARES
Neste 7º Dia da Trezena, a Imagem Peregrina de Santo Antônio voltou a marcar presença entre os militares. A primeira visita foi à Base da “Operação Centro Presente” da Polícia Militar, às 8h, no Largo da Carioca, próximo ao Convento. Antes de seguirem para o turno de trabalho e receberem as instruções, os policiais tiveram um breve momento de oração e bênção junto à imagem. Pouco depois, a imagem seguiu para o Quartel General da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), na Rua Evaristo da Veiga, onde foi recebida pelo Comandante da Corporação, o Secretário da Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, o Capelão chefe do serviço religioso, Padre Marcelo de Assis Paiva, com os demais representantes da corporação, guarda de honra para carregar o andor e banda de música. Após a recepção, prosseguiu o cortejo com a imagem, com uma parada em frente à Capela, onde houve um breve momento de oração pelos policiais falecidos, com toque fúnebre da corneta. No Salão Nobre, especialmente preparado para a ocasião, o momento de oração e bênção marcado pela gratidão por conta da primeira visita da imagem peregrina de Santo Antônio ao Quartel General da Polícia Militar.
(toque nas imagens para ampliá-las)
O próximo compromisso foi no Quartel General do Corpo de Bombeiros, à Praça da República, onde Santo Antônio foi recebido com toque de sirenes das viaturas. A celebração se realizou, no Museu do Quartel, num espaço também preparado com capricho e bom gosto. Em nome da corporação, receberam a imagem o Subcomandante Geral, Coronel Rafael Camilo de Barros Farias, os Capelães, Padre Sérgio Marcos Sá de Ferreira e Padre Wagner Toledo Moreira e diversos representantes da corporação. Mais uma vez o momento celebrativo foi ocasião de renovar as forças e pedir as bênçãos de Deus para a árdua missão que os Bombeiros têm no cuidado e na proteção da vida.
Nesta quarta-feira, 07 de junho, 8º dia da Trezena, a Imagem Peregrina vai à Sede Administrativa da Prefeitura, onde será recebida pelo prefeito Eduardo Paes.