No dia de São Francisco de Assis, Frei Anselmo completa 60 anos de presbítero

03/10/2022

No dia em que a Família Franciscana do mundo todo celebra as festividades de São Francisco de Assis (4/10), Frei Anselmo Fracasso completa 60 anos de presbiterato. Ainda em julho deste ano realizamos esta entrevista que, muito mais do que perguntas e respostas, pretende apresentar um franciscano que é um testemunho vivo da graça de viver.

Frei Anselmo é natural de Baliza no Rio Grande do Sul. Nasceu no dia 31 de outubro de 1930. Aos 21 anos de idade, quando já cursava o terceiro ano do científico, hoje Ensino Médio, no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP), viu-se privado da luz dos olhos. Após o primeiro impacto, reagiu, aprendeu o método Braille e, assim, conseguiu prosseguir os estudos até o fim. Fez sua profissão solene no dia 30 de agosto de 1962. No dia 4 de outubro de 1962 foi ordenado presbítero por concessão especial do saudoso Papa João XXIII, hoje santo. Desde então, embora permanecendo sem a luz dos olhos, desempenha normalmente as funções religiosas. Deixou de enxergar para começar a verdadeiramente ver. É franciscano, professor, conferencista e autor de diversos livros. Como preanunciam quatro títulos de seus livros: “Ele enxerga o que os olhos não veem” e “ensina aos seus ouvintes”, através de “gotas de vida”, a “arte de viver e o segredo da flor”.

Atualmente frei Anselmo tem mais de 90 anos e reside no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca há pelos menos seis décadas. Quando completou 50 anos de padre, em 2012, Frei Neylor José Tonin assim descreveu a personalidade do confrade: “Ele é muito admirado por centenas, senão milhares, de devotos de Santo Antônio que vêm ao Convento do Largo da Carioca (RJ) para receber de suas mãos o perdão dos pecados e as luzes para seus problemas pessoais. Mas ele é também muito conhecido e admirado pelo Brasil afora por suas palestras e pela ajuda aos cegos. Ele mesmo é cego, mas, já municiou a mais de 100 cegos com máquinas de escrever em Braille, compradas com o suor de seus trabalhos e com o dinheiro de doadores que apoiam seus cuidados pastorais. Hoje, ele já não viaja mais tanto, antes corria o Brasil todo, mas mesmo assim continua promovendo a causa dos cegos e ajudando os deficientes visuais”.

A Oração da Paz atribuída a São Francisco de Assis, assim diz: “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz. Onde houver ódio que eu leve o amor”. Ainda na juventude, Frei Anselmo perdeu seu pai assassinado e com está experiência de dor, traduziu a oração de São Francisco na sua própria vida. Nesta entrevista, Frei Anselmo explica este episódio e fala sobre perdão e reconciliação. Também dá detalhes sobre a perda da visão, sua vida e itinerário vocacional.

Acompanhe a entrevista concedida a Frei Augusto Luiz Gabriel.

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
free online course
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course

Conteúdo Relacionado