Fundado em 4 de junho de 1608, o Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro (RJ), completa 414 anos. Esta festividade será marcada com Celebração Eucarística no dia 4 de junho, às 10h, na Capela Conventual com a Fraternidade local, que terá presença do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis.
A Celebração faz parte da 340ª Festa de Santo Antônio, com o tema “O nosso querido Santo Antônio da Cidade Maravilhosa”, cuja tradicional Trezena preparatória inicia no próximo dia 31 de maio. Clique aqui para acessar a programação completa.
Histórico
Os Franciscanos chegaram ao Brasil com Pedro Álvares Cabral. Eram oito e seu superior, Frei Henrique Soares de Coimbra, celebrou a Primeira Missa em terras brasileiras. Desde então, os Franciscanos são a única Ordem que jamais deixou o Brasil. Os primeiros Frades chegaram ao Rio de Janeiro em 1592 e se domiciliaram numa ermida perto da Praia de Santa Luzia. De lá passaram ao Morro de Santo Antônio (assim chamado, porque nele havia uma capelinha dedicada ao Santo). A pedra fundamental do convento e da igreja foi posta no dia 4 de junho de 1608, na presença de todas as autoridades e de “grande multidão de povo”. A entrada dos Frades no novo Convento se deu no dia 7 de fevereiro de 1615. Esse convento, de um só piso, foi-se tornando insuficientes pelo número de Frades. Em 1748, foi substituído pelo atual, terminado em 1780.