Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

XIII – Como a inclinação para o mal pode tornar o homem piedoso

02/03/2021

 

Piedoso =  Fromm (verbo) Fromm é reverente, disposição

Frömmigkeit – virtude, ternura, coragem (masculino)

Fromm = piedoso, pessoa que tem coração grande, cuida de todas as coisas como pai, objeto, real, cuidado para deixar ser a grandeza da coisa. Rei é pai de família. Na luta a pessoa cresce para uma grande cordialidade e imensidão de ser.

O homem (fromm) parece Deus Pai no meio da gente, esse é o tipo fromm (S. José).

Quem precisa lutar muito para conquistar algo, a conquista tem valor.

Como fica com a pessoa que tem inclinação e tem que lutar muito e outra que não precisa?

O homem exterior, está falando de que? A força superior segura. Ex.: Tenho vontade de dar um tapa em alguém, mas a força superior, a convicção segura a gente.

Existe força superior mesmo? Claro, porque és cristão? Não pertence à natureza humana, a minha dignidade de não enganar? Trata-se do espírito e não do instinto. É exigência do espírito, não escamotear o problema. Isso dito como devo me comportar. Não deixe a força do espírito perder sua força relativizadora de tudo.

A dignidade tem níveis diferentes, o inferior deve estar sujeito ao superior, é exercício da dignidade humana.

Numa psicologia que quer evitar todo o trauma, qual a concepção que está atrás?

O Espírito tem que comandar, não pode ser o instinto que comanda. Deixe o homem inferior ser como é, mas não o deixe comandar. Ter inclinação para o mal, isso nós temos, é normal, mas não entregue o comando a ele. Se entrega o comando a ele, deixe de ser humano.

Não é para ser harmonioso, mas lutar. Não largue o comando do homem superior (espírito) para o inferior, o instinto. Exercite-se na luta da dignidade humana, faça essa violência consigo, lute, trabalhe mais e mais, então conseguirás essa grandeza. Essa é a tua tarefa. O segredo da vida é exercitar-se com disponibilidade.

Onde está a força superior da gente? Na vontade. Segue com vontade, boa vontade, na práxis usual você está sempre usando a vontade, para se segurar. Eu comando. É a 1ª maneira do espírito se manifestar. É por isso que eles dizem: isso você não pode fazer porque é pecado. Eu como cristão não posso fazer isso porque é pecado. É o 1º momento de não entregar o comando ao instinto. Isso recebemos para despertar em nós a dignidade humana.

O intelecto e a vontade são forças interiores. A razão e a vontade é que devem comandar.

Se construir a vida sob o instinto, você não é homem, é bruto! A força superior é que deve dar comando. As forças superiores devem ser as comandantes, devem criar personalidades grandes. Ex.: Pio XI, XII.

A última frase do texto mostra que vontade é engajamento. Esse querer é a força superior, interior, do espírito, a essência, e o que faz crescer. Deus é o mais superior do que meu superior, mais interior.

Intelecto, vontade é a capacidade de compreender e querer.

Não chame de interior o estético, o sentimento, o sensível, o que você sente, isso vem, vai e some.

Como seria na prática, a força superior comandando? Ex.: Na oração, por Deus que você fica aqui, aciona a inteligência e a vontade cada vez mais, isso é comando superior, todo esse trabalho é espiritual, não decaia desse trabalho. É o trabalho do espírito, ter o comando do espírito.

Pecado, isto é querer pecar. Pecado é algo feito em oposição a graça de Deus diretamente e ficar soberbamente nesta distância.

Tenho essa dificuldade, é chance de trabalho e crescimento. Pecado original, recebemos de herança. O homem não é animal, é homem, está diante de todas as coisas com responsabilidade, e com o que faz, com tudo o que é responsável. Não posso justificar o mal dizendo que é de família. Não abdique a tua dignidade humana, comande isso, é de minha responsabilidade.

O engajamento total é atitude pura do espírito e não da raça, hereditariedade, influência social.

Sou responsável em dar um sentido do espírito, é da dimensão do espírito. Ele não diz solte o instinto, mas dê comando segundo o espírito.

Não seja de concepção naturalista.

O instinto não é mau, é coisa boa. É da grandeza humana dar comando superior. É momento de graça e da grandeza humana, para o ser humano aparecer como humano, se responsabilizar e dar comando superior.

Exercite a atuação do espírito sobre o instinto, não queira o pecado. Não largue a boa vontade e o intelecto, pesquise, clareie. Não basta boa vontade, o intelecto tem que ir junto; a razão falsa tira a força da vontade. Ex.: na sexualidade.

Por isso, na formação é importante a teoria, porque clareia, dá força de sustentação. Se a teoria é boa tem possibilidade de salvar.

O nº 10 acentua mais a vontade, mas não é voluntarismo, mas boa vontade, por isso tem que ser vontade reta, de pé.

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes Free
free online course