Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

X – O despojamento e a posse de Deus

02/03/2021

 

Introdução

Como ter Deus em todas as coisas?

Lc 2,19-20 Maria conservava, guardava na memória, em seu coração as coisas. Mt 22,37-40 Jesus crescia em sabedoria, graça e estatura diante de Deus e dos irmãos.

O texto no 1º parágrafo fala do despojamento, isto é, o vender tudo, largar tudo para comprar o tesouro. Amar a Deus de todo o coração, alma, mente, forças, inteligência, vontade. Deus é a inacessibilidade, não conseguimos chegar lá só com nossas medidas.

Tente entender bem isso dentro de você, isso dá força.

Como possuir Deus? O texto mostra o lugar, onde, como.

Despojamento, Deus é inacessível, se Ele não se revela, eu não chego lá.

Posse de Deus, como é que eu agarro Deus? Ou como é que a mulher agarra marido? O método é apaixonar-se, como e que eu pego Deus? Como é que faço para possuir Deus? Como é que faço para possuir o meu tesouro? Esse é um problema grande. Esse problema eu tenho que ter como cristão, quanto menos problema, é sinal que meu élan de cristão é fraco.

Tenho essa vontade de possuir Deus? Tenho esse problema? Tenho vontade de ir para longe e ficar só com Deus? Sou alguém como São Francisco, Santa Clara que tem saudade de Deus? Que quer ter encontro com Deus? Tem que ser busca de Deus, num sentido de contemplação sério.

Outros pensam: nós temos que encontrar Deus, por isso devo estar com os irmãos, lá é que encontramos com Deus. Os dois métodos têm algo em comum, os dois indicam o lugar onde encontram Deus. É melhor isso, é melhor aquilo.

No 2º Parágrafo M. Eckhart explica, responde. Estar bem ou estar mal, estar bem legal com sua vida, estar adequado, ajustado com sua vida. Saber o que quer, para que vive ou para que morre?

Se não estou bem, não possuo Deus? Estou mal? Encaixei bem ou mal, é isso? Construo a vida sobre sentir bem ou mal?

Como estar frente às dificuldades, a cruz, e estar bem? Sempre estar bem é ter Deus.

Estar bem é possuir Deus? Não é o estar bem social, grupal, mas o que busco, o que realmente busco?

Mestre Eckhart está falando de uma pessoa que busca seriamente a Deus. Examinar que consciência tenho da busca de Deus; e se busco seriamente. Examinar-me, estou realmente buscando a Deus?

Como está minha consciência, inteligência, vontade na busca de Deus? O que realmente estou buscando da vida? Estou legal com Deus? Se não tem fraternismo não tem Deus? O que é estar bem com Deus? Não é sentir-se  bem, não fique pendurado ao sentimento, mas fique pendurado na inteligência e vontade.

Saber bem o que quer, para que vive e morre. No 3º parágrafo o texto repete o segredo da busca de Deus. Estar bem em toda parte, possuir Deus, todas as coisas se tornam simplesmente Deus.

E.: O tio patinhas (capitalista), quando enxerga ouro, seu coração pula, para ele, seu coração, suas intenções, vê tudo como dinheiro, lucro, ouro.

Meu dinheiro comparado a tio patinhas, meu tesouro é Deus? Que atitude está atrás das minhas buscas? Meu coração, minhas ideias estão em Deus? Frei Egídio faz tudo em nome de Deus; Ele, Deus faz. Tem ideia fixa de causa, faz a cruz sobre tudo, faz em nome do Pai, vem dele, é causado por Ele. Onde está o teu tesouro, lá está o teu coração, lá está tua afeição, apego, amor, paixão.

Busque Deus em toda a parte e de todo o coração, é o 1º mandamento, com mente, inteligência, vontade, entusiasmo.

No 4º parágrafo, diz tudo de novo de outro jeito esse grande segredo: buscar Deus de todo o coração, com toda a mente, vontade, inteligência.

Igual atitude não significa que todas as obras e lugares sejam iguais, mas a atitude sim. Fala de manter seriedade com Deus, fala dessa atitude.

No 5º parágrafo – repete 1, 2, 3, 4 parágrafo e destaca não ter segundas intenções. Se Deus não é o único, muitas coisas me perturbam. O que significa pensar Deus mais essencialmente?

Unicamente, somente, isto é, não divide o coração, procura só Deus. Não ter segundos motivos. A perturbação está dentro da gente.

No 6º parágrafo: fala do converter-se. Se Deus não é o único, muitas coisas me perturbam, isso porque a perturbação está dentro da gente, e Deus não é todas as coisas em mim, não é ainda: meu Deus e meu tudo.

Pensar Deus não é representá-lo como eu gostaria que fosse. É preciso pensá-lo mais essencialmente, que ultrapasse nossa representação. Em que sentido? É a atitude de voltar-se para Deus.

O que significa: pensar Deus mais essencialmente que ultrapassa nossas representações?

No 7º parágrafo – Mostra que  a sede de Deus depende do amor.

Como entender, ver palavras e frases que não entende e ver se não tem experiências.

No 8º parágrafo mostra que necessitamos de diligência, dedicação e vigilância. Cultive vigilante atenção acerca da interioridade humana. São dicas para cultivar a vida do espírito do Senhor, para possuir a Deus.

No 9º parágrafo mostra o homem iluminado por Deus.

Questões:

1) O que é essa experiência cristã de Deus? Experiência cristã do Deus e de Jesus Cristo? O que significa o inacessível, a inacessibilidade para expressar a experiência de Deus?

N.B. Como entender o texto? Ver palavra por palavra, frase por frase, ver o que não entende e ver se tem experiências.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download intex firmware
Download WordPress Themes
udemy course download free