Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O que significa leitura espiritual

22/04/2021

 

Frei Hermógenes Harada

Os textos franciscanos contêm o Espírito do Senhor e o seu Santo modo de operar. Esse Espírito foi inspirado em São Francisco e seus companheiros, captado por seus discípulos e no decorrer dos tempos foi condensado cuidadosamente nos textos franciscanos.

É esse conteúdo que devemos voltar a captar, quando lemos os textos franciscanos. Como se trata de captar o Espírito do Senhor contido nesses textos, a leitura se chama: Leitura espiritual. Distinguir bem: a leitura espiritual não é leitura piedosa, subjetiva, espiritualista. Não é leitura historiográfica, psicológica, sociológica, pedagógica, pastoralista, nem releitura.

É leitura espiritual, isto é, empenho de ajuntar, haurir, colher o Espírito contido nas entrelinhas do texto. Não existem métodos, nem técnicas que facilitem a leitura espiritual. Não há professores ou “mestres” que possam ajudar ou ensinar você a fazer a leitura espiritual. Enquanto eu ficar dependurado nessas expectativas de facilitação ou ajuda alheia, por mais tempo que tenha praticado a “leitura”, eu ainda não comecei a fazer leitura espiritual. A única condição de possibilidade de eu começar, continuar, crescer e me consumar na leitura espiritual é a ajuda do Senhor. Isso porque se trata do conteúdo que é Espírito do Senhor e seu santo modo de operar. Por ser ajuda do Senhor, não a recebo se não pedir continuamente, insistentemente, fervorosamente até receber. Por ser ajuda do Senhor, não recebo se eu não colaborar. Colaborar com a ajuda do nosso único Senhor e Mestre exige de mim uma postura de colaboração adulta, é eu resolver assumir o que sou e em tudo aprender a usar a mim mesmo.

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
online free course