Aqui, quando falamos de desenvolvimento, temos por tema o desenvolvimento humano. Assim sendo, o humano e a sua caracterização, se torna decisivo na compreensão adequada do que seja o desenvolvimento humano. Caracterizar de alguma forma, mesmo que seja bem elementar, em que consiste o próprio modo de ser do humano é uma tarefa por si, que não é a dessa nossa pequena reflexão. Aqui, devemos, pois, pressupor a pré-compreensão usual, reinante entre nós, quando falamos de desenvolvimento humano[1].
E, no entanto, aqui, para o nosso uso, possamos talvez precisar melhor o termo desenvolvimento ao falar do modo de ser próprio do crescimento ao se tratar do ente humano.
[1] Toda a fala acerca do que seja humano é um grande desafio para a responsabilização da tarefa acadêmica. Cada ciência positiva, seja ela pertencente às ciências naturais ou às ciências humanas, tematiza o fenômeno humano a partir e dentro da perspectiva do seu ocular. Pensa-se geralmente que quanto mais aspectos se somarem, provenientes desses enfoques de diversas e diferentes ciências, tanto mais se obtém a certeza real de um saber sobre um objeto. Sabemos que todo esse processo é algo muito complicado e que implica em problemáticas epistemológicos de diversas ordens de tipos e modos de ser diferenciados.