Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

IV – Os preocupados, cheios de si mesmos

02/03/2021

 

Enquanto cultiva a vontade própria, a gente não cresce, vá para onde Deus te chama e lute…

A pedagogia atual visa muito o cultivo do próprio eu, e não a correspondência à vontade de Deus.

Você pensa no seguimento? No dispor-se, no estar à disposição ou na realização do próprio eu?

Atrás do projeto de eu estar cá ou lá, onde coloco condições para ser religioso, está a vontade do próprio eu.

A intranquilidade vem do próprio eu, da vontade própria, não contente com a vida. É descontente, amargurado, porque não se dispõe para fazer algo maior.

Vontade própria = intranquilidade – desajuste vêm do registro falso = vontade própria. Enquanto acredito muito na efetividade da vontade própria, estou agitado, exacerbado, então não flui contentamento.

Isso tudo pode se manifestar brigando ou quieto. O eu livre não é desligar-se, anestesiar-se.

Não deixe a vontade própria comandar, deixa-a de lado, aí começa a entrar uma força maior, que nos inspira, força que nos dá intuições boas.

O fariseu tem um eu diferente do publicano, o publicano está quieto no fundo da Igreja fazendo o que pode.

O publicano lança-se na busca de Deus, sem incensar o eu.

Lança-te de corpo e alma no Senhor. Quero corresponder ao Senhor. Ser límpido, lança cada vez mais sua vida na correspondência a Deus. Tua vontade Senhor é a inspiração de minha vida.

Como funciona o mecanismo do eu? Como se forja o conteúdo do eu?

Eu é história de vida, a concreção da vida se integra numa história própria.

No plano de Deus a história é um encontro, onde Deus pode ter acesso, ressonância em nossa vida.

Não insufla o eu, pois Deus vai se retraindo. É preciso trabalhar num esvaziamento.

Não trabalhe o eu superficial, vá num nível mais profundo, não cuide do eu da exterioridade, vaidade, poder.

Busque colocar o eu em confronto com Deus na limpidez interior, você percebe que nada é, você é patrocinado pela força maior. Ela subassume a natureza humana.

Se fizeres sempre tua vontade própria ninguém te aguenta, e nem você mesmo se aguenta.

Se você pensa que para se realizar precisa disto, daquilo, eremitério, Japão etc… você é o obstáculo! E pode estar sempre se relacionando de modo errado.

Olhe a coisa de frente! Não pelo avesso. Posso estar em qualquer lugar, aí é chance para o confronto com Deus. Qualquer lugar é lugar de luta para fazer a vontade do Pai, Deus! Trabalhe em profundidade em qualquer lugar.

Querer trabalhar com alguém ou não querer, é o eu, a vontade própria que vem à tona.

Com as pessoas que Deus te colocou, trabalhe criativamente, limar-se para estar na prontidão para a vontade de Deus.

Mude de atitude de vida, senão tudo racha, não dá certo. Pode ser que o “eu” da gente esteja ensoberbecido. Ilusão que deve ser derrubada, para ter um eu mais empenhado, entre num relacionamento mais consonante, em harmonia.

Não fuja da coisa, és tu mesmo o obstáculo. Colocar-se numa maior profundidade. Deus está me querendo dizer algo com essa situaçãoaprender é atitude de pobreza.

Pode ser que você se relacione erroneamente. Se a pessoa se abre, transforma.

Deixe aquilo ao qual você está aferrado, deixe ser! Deixe a outra vir a ser ela. É o aspecto positivo ligado a renúncia.

Ex.: Deixar pai e mãe… deixar ser a afetividade para com o pai e a mãe, é que vem uma afetividade própria e profunda.

Deixa-te = deixa o teu eu, deixa-o ser numa outra grandeza. Como entender isso fenomenalmente? Tem que ter uma referência no que é a possibilidade de referência.

Não é desprezo da pessoa. Tudo o que fazemos está ligado ao eu. É preciso chegar ao eu original profundo e trabalhado.

* A Congregação desencadeia um eu comunitário, um projeto comum.

Deixar o eu… renunciar os apegos, dogmatismos… ser obediente, atento, escutar, farejar, estar acordado para esse mundo significativo, então deixar ser. Então o deixar ser não acontece sem esse eu empenhado, responsabilização.

A nossa renúncia está na escuta de algo muito maior. Rever as representações vai aos poucos ganhando essa sua identidade.

A própria doença tem significado religioso, pode clarear a postura da vida.

Se a pessoa ensimesmar, deixa do projeto chamado seguimento de Jesus Cristo. Quem experimenta o seguimento mais denso, se vai para amizades fúteis, é estreito. Ligar-se a esse projeto comum.

Está perdido, e quanto mais anda, mais se perde… se perde… como trabalhar para sair dessa? Como que a consciência tem que começar a trabalhar para sair? Limpar os parabrisas. Como? Isso para andar por caminhos mais certos.

Muitos religiosos estão enrolados no eu. Como perceber? Como examinar?

É seguimento duro, ser generoso, derrubar o ensimesmamento. Quanto mais cedo vencer o eu, melhor; mais tarde na velhice aparece numa maneira terrível. Fazer muitos exercícios de vencer-se a si mesmo. O egoísmo na velhice aparece pior do que quando novo. Poucos chegam a uma realização boa.

Fazer renúncia positiva, para levantar o nível, ler um bom texto. Nossos pais todos os dias renunciavam. É preciso trabalho, luta, ir em frente, exercitar-me.

Nós estamos na época da subjetividade humana, isso vai crescendo, crescendo até estourar, será que sobra alguém?

Trabalhe-se para uma prontidão mais vigorosa, não deixe exceção para a vontade própria, o capricho.

Vida religiosa é o canteiro, onde as pessoas treinam a fim de superar esse ensimesmamento. A verdade de Jesus Cristo está vindo à fala. Viva a vida buscando a verdade. Quer fazer, comece, aos 50 anos, não é tarde!

O que fazes faça-o bem, lute com todo o ser, não deixe entrar a preguiça, mas seja pobre, disponível.

Lute corpo a corpo, no que é seguir Jesus Cristo, não se preserve; se renunciou a si mesmo, passa para essa prontidão de articular tudo em vista do seguimento a Jesus Cristo.

Apossar-se egoisticamente é morbidez enganosa. Ser pobre, despojado, isto é seguimento a Jesus Cristo. Deus enche, dá honra, vem dessa disposição com total prontidão, não deixando nada de fora do seguimento a Jesus Cristo. Essa pobreza nos atinge em tudo, no diálogo fraterno, enfim em tudo, para experimentar o seguimento com maior concretude, renunciar a tudo e ser disponibilidade total a Jesus Cristo.

No fundo, fazemos um só voto, que é uma vida de obediência em todas as circunstâncias, numa leitura de fé.

Fazer a vontade de Deus a toda hora, instante, sem saber o que vem… Vontade de Deus é a questão mais séria de sua vida (no fundo é um só voto).

É próprio da liberdade, com todas as suas consequências, cada vez mais coerente, decidido. Cada vez mais consciente.

Lê com seriedade o mais fundamental, bem centrado no juramento livre, até que a força de Cristo vá morar em nós, assentar em mim. Se levo a sério, após vários anos Jesus Cristo, essa nova força, vai tomando conta de mim.

Ser fiel no pouco, dá tudo no que pode, ter vigor de lance, que está presente e lhe dá a mesma dignidade de um grande projeto. Cada vez luta de novo.

Vontade da mente. Vigia sobre ti mesmo. Se for bem entendido. É renúncia cada vez mais total, seguir mais a Jesus Cristo. Vigia a tua mente, vontade. Vem empenhado, com mente disponível para buscar.

Mente e vontade como funciona? Inteligência, vontade e sentimentos. Que compreensão eles têm de vontade? É questão mais decidida. A mente deve ser empenhada, límpida, na busca da verdade.

Pobre na vontade = só a vontade de Deus é o alimento do verdadeiro pobre.

(Retomando a reflexão anterior)

Qual a vantagem de aprender de um filósofo como Mestre Eckhart e de outras filosofias? É mais frutuoso e alimenta mais.

Toda a obra realizada na obediência tem grande significado, no sentido de estar no seguimento a Jesus Cristo, em cada obra que fazemos, estar nesta correspondência.

Isso só teremos, se tivermos um grande sentimento de profunda reverência e pertença a Deus. Exercitar em nós uma afeição a Deus, por termos sido criados por Ele e responder com afeto e reverência à vontade de Deus. Ter esse registro de afeição reverente à vontade de Deus, é nível de encontro. Isso só podemos entender bem, numa atitude de pobre.

Afeição, ser afetado, tocado. Não fomos nós que inventamos (a Vocação). Afeição a Deus é uma resposta a afeição que Deus tem conosco, é correspondência, resposta nossa, livremente temos que nos guardar nessa afeição. Essa afeição se não for bem forjada endurece. Afeição para Deus, livre, não mais presos ao nosso eu, libertar-se desse amarramento.

A medida que nos desapegamos da força do eu, Deus vai tomando conta, Deus opera em nós.

Ter abertura, sensibilidade para o mistério. O eu provoca rebeldia, fica-se anestesiado, endurecido. Dificulta até nas virtudes naturais do dia a dia.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
online free course
download xiomi firmware
Free Download WordPress Themes
udemy free download