Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Introdução à metafísica – II

19/04/2021

 

22.04.08

Visão geral da metafísica à mão do verbete Metafísica, tirado da enciclopédia Logos

  1. A primeira definição da metafísica:
  • A palavra metafísicametá + physikametà ta physika
    • Os livros depois dos livros phýsikos
      • Lógica / física / – metafísica – / ética / retórica
    • As coisas para além das coisas físicas.
      • Realidade além túmulo/ realidade não captável pelos 5 sentidos / realidade anterior ao surgimento e posterior à corrupção do mundo /
      • Mundo sensível e mundo supra-sensível ou Mundo visível e mundo inteligível ou mundo natural e mundo sobrenatural → Teoria de dois mundos.
  1. Definição posterior da metafísica
  • Ciência que investiga a realidade supra-sensível = objeto, realidade, o que do ser
  • Ciência que investiga a realidade inteligível = modos de conhecimento
  • Ciência que investiga a realidade além-túmulo = objeto, realidade, o que do ser
  • Ciência que investiga a realidade sobrenatural = objeto, realidade, o que do ser
  1. Definição da metafísica conforme o modo de conhecimento:
  • Modo sensível, 5 sentidos, imediato e concreto, particular, experimental, a posteriori, empírico
  • Modo inteligível, lógico, abstrato, universal, especulativo, a priori, transcendental
  • Modo intuitivo-experiencial ou espiritual ou místico
  1. Conforme as perspectivas do inter-esse, se apresentam realidades de tipos diferentes, que se chamam realidades metafísicas ou fundamentais. Mas sempre se refere ao modo de ser, e da totalidade ou do universal: saber do fundamento, do motivo básico, das primeiras e últimas causas, do saber dos saberes: Prote Philosophia, Prima Philosophia, a filosofia primeira, a rainha das ciências.
  2. Platão: Só as idéias são verdadeiramente: enquanto as coisas do mundo são desta ou daquela maneira, agora são e logo não são e, por conseguinte não são simplesmente; refletem como sombras a autêntica realidade do mundo das idéias. Platão, sem usar o nome metafísico, inaugurou a eterna problemática da metafísica, que é a ciência do transcendente, do que está para além do mundo da experiência. É ciência dos fundamentos: é ciência fundamental.
  3. Pré-socráticos: reconduzir a multiplicidade dos entes à unidade de um princípio elementar não verificável pela experiência. Busca compreender o todo a partir de uma fonte originária. Dirigem-se ao todo e se esforçam por compreender na sua totalidade a partir de um ou poucos princípios.
  4. Aristóteles: Foi Aristóteles quem marcou os rumos que definiram na história o objeto e a estrutura da metafísica. Aristóteles propõe como objeto da primeira filosofia as primeiras causas e princípios, o ente enquanto ente e a primeira substância.
  5. S. Tomás: reconciliou as oposições internas da Metafísica e vinculou, mediante a investigação das causas e princípios, a ontologia como ciência do ente enquanto ente, com a teologia (filosófica), como ciência acerca de Deus → Hegel.
  6. A realidade metafísica marca cada vez a época, abre o horizonte epocal e recebe um nome próprio que é algo como registro central de todo um mundo sistemático.
  7. Pré-socráticos: physis; Sócrates: logos; Platão: Idéia, Eîdos; Aristóteles: Substância; Pensadores cristãos + Idade Média: criação = Deus Criador e criaturas; Era moderna: Razão (Kant); Espírito (Hegel); Vontade para o poder (Nietzsche); fim da metafísica.
  8. Sofistica; nominalismo; ceticismo; relativismo: nihilismo europeu → Era positivista, a-metafísica.
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