Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa marca conclusão do curso de Filosofia da FAE

18/12/2017

“Vocês são uma dádiva na patena de oferenda ao Senhor”.

Curitiba (PR) – Na última sexta-feira (15/12), o anfiteatro da FAE-Centro Universitário foi o palco da celebração de formatura de Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Erick de Araujo Lazaro, Frei David Belinelli, Frei Douglas da Silva, Frei Heberti Senra Inácio e Frei Samuel Santos Soares. Num clima de muita alegria e gratidão, os frades juntaram-se aos demais alunos concluintes do curso de Filosofia para que, assim, após três anos de estudos filosóficos, pudessem finalizar com festa mais uma etapa de suas vidas!

A celebração foi solene e de caráter simbólico, pois a colação de grau oficial da instituição será feita em março do próximo ano por questões legislativas! Porém, esse fator não tirou o brilhantismo da noite! Um a um, os formandos tomaram os seus lugares, sendo aplaudidos calorosamente por seus familiares, professores, formadores e amigos que marcaram presença. Compuseram a mesa de honra o coordenador e professor do curso de filosofia, Frei Jairo Ferrandin, e a paraninfa escolhida pela turma, professora doutora Luciana da Silva Teixeira.

Após a entonação do Hino Nacional Brasileiro, os frades de Profissão Temporária, da Fraternidade São Boaventura de Rondinha – Campo Largo (PR), foram convidados a conduzirem um momento orante e de ação de graças. Para Douglas da Silva, aquele momento dava início a uma nova etapa em suas vidas. “Nestes três anos, alguém nos acompanhou de perto, auxiliando, ensinando e nos encorajando a sempre mais buscar e questionar. Tornamo-nos próximos da sabedoria na medida em que submergimos em seus saberes. Por isso que queremos louvar e agradecer a Deus, pela nossa mais íntima amiga, a sabedoria”, acrescentou Frei Douglas.

Em seguida, chegou a vez de um dos momentos mais esperados por todos: o discurso da paraninfa, professora Luciana. Tomada pela emoção, não escondeu sua alegria e emoção em estar ali presente. Destacou a docente: “Esta turma, como sempre disse é muito especial. Vocês sempre buscaram excelência em tudo. Todos dedicados e ávidos por um mesmo objetivo: sair daqui melhor do que chegaram. Com certeza, o objetivo foi alcançado. Vocês, além de terem se tornado profissionais dotados de conhecimento para assumir e honrar a Filosofia, são, acima de tudo, seres humanos de qualidade ímpar, e tenho certeza de que aprender, lutar, rir, perdoar, cair, levantar, sonhar… são ações que farão sempre parte da vida de cada um”, enfatizou a professora Luciana. “Ao terminar esta etapa, cada um de vocês tem plena consciência da sua missão, como profissional, como ser humano, como religioso para desenvolvimento social, político e sustentável deste país”, continuou, emocionando a todos: “Agora, vão! Vocês já sabem ir sozinhos”.

O orador da turma, José Madson dos Reis, em seu discurso, relembrou a pergunta feita pelo professor Osmar Ponchirolli para cada aluno no primeiro dia de aula: “Por que estudar Filosofia?”, e recordou as mais variadas respostas dadas por cada um. “Se esta pergunta fosse feita novamente, certamente a resposta seria outra, porque nos somos outros. Portanto, vivemos em uma constante transformação. Durante estes três anos vivenciamos inúmeras experiências. Viver significa a arte da transformação. A cada mês, a cada semestre, experimentamos sentimentos diferentes, conduzindo-nos a uma vida pautada na reflexão do pensamento, sobretudo, nas inúmeras possibilidades apresentadas no percurso da vida”, proferiu o orador.

Grande emoção e gratidão foi o momento em que a discente Ana Maria agradeceu aos pais e professores. Logo em seguida, com muita descontração, aplausos e pose para fotos, cada formando foi chamado pelo nome, e recebeu das mãos da paraninfa Luciana Teixeira o famoso canudo com o juramento do Curso de Filosofia. Também o coordenador Frei Jairo Ferrandin deixou registrado suas palavras de gratidão e agradecimento por mais “um fruto do trabalho que deu certo”!

O que faremos com o saber? A resposta só poderá ser dada pessoalmente. Porém, todos os nossos antecessores, buscaram encarnar no mundo valores importantes, como paz, justiça, igualdade, liberdade… Peçamos a Deus que sejamos fiéis aos seus ensinamentos, e que possamos sempre lutar e dialogar por um mundo melhor.

CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS

A celebração de Ação de Graças aconteceu na capela do Convento São Boaventura na manhã do mesmo dia (15/12), e contou com a presença de familiares e amigos dos frades formandos. Frei Rodrigo da Silva Santos, mestre dos Frades de Profissão Temporária, foi o celebrante. Frei Estevam Gomes Pereira, o Frei Estevinho, tomando a palavra no final de celebração, disse com voz firme: “Vocês são uma dádiva na patena de oferenda ao Senhor”.


Texto: Frei Augusto Luiz Gabriel e Fotos/cortesia: Tatiana Gabriel Dervanoski

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download