Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Falece Frei Estevinho aos 78 anos

14/12/2020

*02/07/1942 + 14/12/2020

Faleceu na tarde do dia 14 de dezembro, por volta das 13h30, em decorrência da Covid-19, nosso querido frei Estevinho. Frei Estevam, após apresentar sintomas típicos da Covid-19, no dia 3 de dezembro fez o exame para covid e testou positivo. Tomando medicação e os devidos cuidados progredia bem. No dia 9 de dezembro, porém, amanheceu com febre, e, com a saturação do oxigênio em 73%, foi levado ao Hospital do Rocio em Campo Largo-PR. O médico o examinou e o colocou no oxigênio. O exame de tomografia dos pulmões apontou várias lesões. Vale considerar que algumas das lesões pulmonares ele já possuía anteriormente, seu quadro geral de saúde vinha bem debilitado nos últimos anos. Diante desse quadro, o médico resolveu deixá-lo internado, em observação, num quarto na área de Covid. Nos dias seguintes frei Estevam foi encaminhado para a UTI verde, um tipo de UTI mais branda, por conta das comorbidades que ele apresentava. No início da tarde de hoje teve três paradas cardio-respiratórias e não resistiu. Outras informações sobre a causas da morte, o velório e sepultamento serão atualizadas no site da Província nas próximas horas.

Dados pessoais, formação e atividades:
02.07.1942 – Nascimento (78 anos)
10.01.1984 – Primeira Profissão (37 anos de Vida Religiosa)
23.12.1986 – Agudos – Serviços Gerais e Enfermeiro
16.05.2001 – Amparo – SP – Serviços Gerais
09.01.2002 – Convento Santo Antônio – Rio de Janeiro – Serviços Gerais
07.11.2003 – São Sebastião – SP – Serviços Gerais
22.09.2004 – Rondinha – PR – Serviços Gerais

O frade menor

Frei Estevam nasceu na cidade de Meruoca no Ceará no dia 02 de julho de 1942. Filho de João Gomes Pereira e Maria Raimundo Pereira, numa família de 9 irmãos. Seus pais faleceram novos, ainda em 1981, com uma diferença de apenas quatro meses. Segundo frei Estevinho seus pais se amavam muito.

Aos onze anos de idade frei Estevam visitou o santuário de Canindé, fato que despertou sua vocação para a vida religiosa. Pela dificuldade no estudo acabou ingressando no seminário apenas mais tarde, com 22 anos. Esse ingresso, porém, foi nos Jesuítas. Anos mais tarde, já morando no Rio de Janeiro, conheceu melhor os franciscanos. Ingressou na Ordem franciscana, começando seu itinerário no postulantado de Lages-SC, em 1982. Foi um ano que lhe uma boa base para sua caminhada. Dizia que não tinha passado por um processo radical de conversão. Sua decisão vocacional foi se dando dentro de um processo natural.

Frei Estevinho dizia ter uma personalidade toda própria e tinha suas próprias fontes de estudo e aprofundamento. Não se deixava levar por ideias superficiais. Segundo ele os fatos marcantes da vida acontecem no dia a dia e com eles se deve aprender a enfrentar. Reconhecia que as dificuldades fazem parte da vida e deve-se querer estar junto de Deus, fazendo sempre sua vontade. Usando seu tom bem-humorado, quando perguntado sobre os desafios, dizia “que os desafios são constantes e como diz o baiano, aí é que tá o mé”. Para ele, na vida fraterna o frade deve suportar e calar, e também saber quando deve falar.

Assim que terminou seu processo formativo inicial fez um curso de enfermagem que seria fundamental para o serviço de cuidado dos frades idosos e enfermos que desempenhou por pouco mais de 14 anos na fraternidade de Agudos. Sobre esse trabalho, pelo qual sempre é lembrado, frei Estevinho dizia que estudou pouco, mas o suficiente para atender o seu objetivo. Segundo ele sua enfermaria caminhava mais num ritmo filosófico do que hospitalar.

Ele diz que não realizou nenhuma grande obra, apenas a de sua presença e de seu modo de ser. “Meu pensamento sobre a vida religiosa é o de a gente sempre progredir, mas sem esquecer das origens, da pobreza, castidade e obediência, porém, com racionalidade”.

R.I.P
Frei Jeâ Paulo Andrade

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free online course
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course

Conteúdo Relacionado