No fim da tarde de sábado (12) celebramos um ano de falecimento de frei Rui Guido Depiné no Convento Franciscano São Boaventura em Campo Largo/PR. Estiveram presentes na celebração os frades do convento, irmãs franciscanas de São José, amigos de frei Rui e algumas pessoas envolvidas com a Associação São Roque, uma associação que ajuda pessoas com hanseníase, a qual o frei dedicou mais de 40 anos de sua vida.
A celebração de ação de graças foi presidida pelo frei Antônio Joaquim Pinto e foi marcada pelo sentimento de gratidão pela profunda doação de frei Rui aos assistidos do Hospital São Roque e aos necessitados que o procuravam.
Anna Thaís Fuck, presidente da Associação São Roque, conta, em sua homenagem ao frade, que ao conhecer frei Rui pediu-o que relatasse o que fazia no projeto, ele a respondeu dizendo que “a história maior é invisível aos próprios olhos”, não cabia em palavras o serviço-doação da vida de frei Rui.
Apenas quatro meses depois desse primeiro encontro, no dia 19 de março de 1988 foi fundada a Associação São Roque que atua principalmente na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Lá são oferecidos diversos serviços sociais que atende as principais necessidades da comunidade, como o bazar, a distribuição de cestas básicas e projetos culturais como a biblioteca Monteiro Lobato e o grupo de Música Gato na Tuba.
Frei Rui Depiné fez de sua vida serviço em favor dos mais necessitados, agora é lembrado pelo seu desprendimento, modéstia e pela calorosa acolhida dos que iam até ele pedindo ajuda. Ele partiu próximo a festa de Santo Antônio e certamente já foi recebido na glória por aquele em quem muitas vezes se inspirou para partilhar o pão com os pobres. Dele aprendemos, segundo Anna Thaís, “o existir com sentido!”.
A celebração encontra-se gravada no YouTube da Associação São Roque. Confira abaixo mais algumas fotos dessa celebração.
Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, ofm.