Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Dele aprendemos existir com sentido!”

14/06/2021

No fim da tarde de sábado (12) celebramos um ano de falecimento de frei Rui Guido Depiné no Convento Franciscano São Boaventura em Campo Largo/PR. Estiveram presentes na celebração os frades do convento, irmãs franciscanas de São José, amigos de frei Rui e algumas pessoas envolvidas com a Associação São Roque, uma associação que ajuda pessoas com hanseníase, a qual o frei dedicou mais de 40 anos de sua vida.

A celebração de ação de graças foi presidida pelo frei Antônio Joaquim Pinto e foi marcada pelo sentimento de gratidão pela profunda doação de frei Rui aos assistidos do Hospital São Roque e aos necessitados que o procuravam.

Anna Thaís Fuck, presidente da Associação São Roque, conta, em sua homenagem ao frade, que ao conhecer frei Rui pediu-o que relatasse o que fazia no projeto, ele a respondeu dizendo que “a história maior é invisível aos próprios olhos”, não cabia em palavras o serviço-doação da vida de frei Rui.

Apenas quatro meses depois desse primeiro encontro, no dia 19 de março de 1988 foi fundada a Associação São Roque que atua principalmente na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Lá são oferecidos diversos serviços sociais que atende as principais necessidades da comunidade, como o bazar, a distribuição de cestas básicas e projetos culturais como a biblioteca Monteiro Lobato e o grupo de Música Gato na Tuba.

Frei Rui Depiné fez de sua vida serviço em favor dos mais necessitados, agora é lembrado pelo seu desprendimento, modéstia e pela calorosa acolhida dos que iam até ele pedindo ajuda. Ele partiu próximo a festa de Santo Antônio e certamente já foi recebido na glória por aquele em quem muitas vezes se inspirou para partilhar o pão com os pobres. Dele aprendemos, segundo Anna Thaís, “o existir com sentido!”.

A celebração encontra-se gravada no YouTube da Associação São Roque. Confira abaixo mais algumas fotos dessa celebração.

Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, ofm.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
online free course
download redmi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=