Observação inicial
Toda e qualquer introdução na filosofia, enquanto introdução filosófica, tem o seu modo próprio de ser.
O presente trabalho, que pertence à série Cadernos Universitários, gostaria de manter-se fluente a esse modo de ser, próprio da filosofia, explicitado na disciplina Introdução à filosofia.
Seguindo a ratio divisionis na exposição das matérias filosóficas, conforme foi sugerida pela Introdução à filosofia, no I Semestre, vamos nos demorar na exposição da metafísica, enquanto filosofia, na sua manifestação externa. Para isso, seguiremos fielmente na programação a ementa apresentada pela instituição para essa disciplina. No II semestre, à mão do que foi exposto no I semestre, tentaremos ampliar e aprofundar em alguns tópicos principais a nossa compreensão da metafísica, enquanto ela é filosofia virada para dentro, i. é, enquanto uma condução e um envio para a essência da filosofia.
Metafísica I
- A Origem da palavra metafísica
- Aristóteles e a metafísica
- Alguns conceitos fundamentais da metafísica em Aristóteles
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- Potência e ato
- Matéria e forma
- Substância e acidente
- A metafísica na Idade Média cristã
- S. Tomas e a metafísica escolástica
- Conceitos fundamentais da metafísica escolástica
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- A analogia entis e a univocidade do ser
- Ser e ente
- Analogia do ser e univocidade do ser
- Doutrina das categorias e dos transcendentais
- Ser, essência, existência
- Descartes e metafísica
- Kant e metafísica
- O espírito absoluto de Hegel
- Nietzsche e o fim da metafísica
- Neopositivismo, a eliminação da metafísica
- Heidegger e a superação da metafísica
- A neo-escolástica e algumas das suas teses de interesse
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- O conceito de experiência
- A historicidade da experiência
- Alteridade e transcendência
- O absoluto na experiência da pessoa e da sociedade
Metafísica II
- Repetição: O surgimento da metafísica: Os pré-socráticos e Sócrates, Platão e Aristóteles
- A repetição da questão do sentido do ser
- Metafísica e ontologia
- O que é propriamente ser e ente
- O sentido do ser e sua questão
- Ontologia tradicional antiga substancialista
- Ontologia tradicional moderna subjetivista
- A insuficiência da metafísica enquanto ontologia tradicional, quer antiga (realismo) quer moderna (idealismo)
- O que quer dizer propriamente a negação, a superação da metafísica, hoje
- A crise moderna da metafísica e o cristianismo
- A superação da metafísica e a cristidade, enquanto essência do ser cristão
Conclusão
NB: Esse programa pode ser muito extenso para o curso de 2 semestres. Nesse caso, caprichar na metafísica I, e se não for possível dar a metafísica II, entremear na exposição da metafísica I, algumas reflexões bem feitas do teor da metafísica II. Na averiguação da aprendizagem, ter como medida e critério os dados da metafísica I. Mas juntamente com exame da metafísica I, dar como que opcionalmente um trabalho que desenvolva um tema dos conteúdos da metafísica II.