Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Se queres ser per-feito

03/03/2021

b

 

  1. Essa formulação, se…, – então (se queres ser perfeito, então vende tudo que tens, (…) e segue-me) se chama modo condicional[1].
  2. Quando se dá a formulação condicional, estamos diante da condição da possibilidade de uma realidade.
  3. Condição da possibilidade de uma realidade indica o poder, a potência, o vigor de fundo, a partir e dentro do qual a realidade de um fato se torna possível. Dito de outro modo, a partir e dentro do qual um fato adquire o caráter de real. Quando um fato se torna assim possível, eu posso. Ou, dito de outro modo, o eu posso não é apenas um sonho, um desejo, um ideal mal assimilado, um ímpeto vivencial passageiro, uma idéia fixa instintiva, uma impulsividade, mas decisão de uma vida.
  4. Decisão de uma vida se chama necessidade livre, em diferenciando-a da necessidade vital.
  5. Fazer bem o necessário é descobrir que a necessidade vital enquanto não está sob a autonomia da necessidade livre, des-anda para a e-volução vitalista e naturalista que acaba numa neutralidade indiferente ao que é o próprio do ser do existir humano, à liberdade. E o próprio do ser da existência humana cristã se chama liberdade dos filhos de Deus.
  6. O eu pequeno, do qual falamos numa outra apostila, é o eu da necessidade vital, esquecido da necessidade de ser subsumido pela necessidade livre. O eu grande é o eu(nós) da necessidade livre.
  7. Na necessidade livre, na condição da possibilidade da liberdade dos filhos de Deus, o nosso “querer”, “inteligir” e “sentir” não se move na escolha, pois a liberdade da escolha não pode a jovialidade e a soltura da liberdade per-feita, ab-soluta da doação e recepção gratuita de encontro do Amor. Não é capaz da comunidade, chamada Amor de Deus e do próximo. Permanece ensimesmado na necessidade vital, é sempre apenas particular, jamais comum e universal.
  8. Na condição da possibilidade da liberdade dos filhos de Deus, sempre de novo e de modo cada vez novo, nos movemos na e da decisão. Decisão é a grande incisão que o modo de ser da necessidade livre faz no pequeno eu, subsumindo-o como o perfazer-se, como obra per-feita da liberdade dos filhos de Deus: Jesus Cristo, Filho de Deus, o Deus Encarnado.
  9. O imperativo dessa Paidéia, desse surgir, crescer e perfazer-se da liberdade da e na filiação divina é dito na saudação franciscana: Paz e Bem! E significa:
  10. Faz bem o necessário. Depois, o possível per-feito em paz. Logo ser-te-á dado o impossível, no Bem e na Paz como a liberdade necessária: Paz e Bem!

[1] Condo, condidi, conditum, condere: fundar, ordenar, constituir, colocar a base.
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
udemy free download

Conteúdo Relacionado