Piedoso = Fromm (verbo) Fromm é reverente, disposição
Frömmigkeit – virtude, ternura, coragem (masculino)
Fromm = piedoso, pessoa que tem coração grande, cuida de todas as coisas como pai, objeto, real, cuidado para deixar ser a grandeza da coisa. Rei é pai de família. Na luta a pessoa cresce para uma grande cordialidade e imensidão de ser.
O homem (fromm) parece Deus Pai no meio da gente, esse é o tipo fromm (S. José).
Quem precisa lutar muito para conquistar algo, a conquista tem valor.
Como fica com a pessoa que tem inclinação e tem que lutar muito e outra que não precisa?
O homem exterior, está falando de que? A força superior segura. Ex.: Tenho vontade de dar um tapa em alguém, mas a força superior, a convicção segura a gente.
Existe força superior mesmo? Claro, porque és cristão? Não pertence à natureza humana, a minha dignidade de não enganar? Trata-se do espírito e não do instinto. É exigência do espírito, não escamotear o problema. Isso dito como devo me comportar. Não deixe a força do espírito perder sua força relativizadora de tudo.
A dignidade tem níveis diferentes, o inferior deve estar sujeito ao superior, é exercício da dignidade humana.
Numa psicologia que quer evitar todo o trauma, qual a concepção que está atrás?
O Espírito tem que comandar, não pode ser o instinto que comanda. Deixe o homem inferior ser como é, mas não o deixe comandar. Ter inclinação para o mal, isso nós temos, é normal, mas não entregue o comando a ele. Se entrega o comando a ele, deixe de ser humano.
Não é para ser harmonioso, mas lutar. Não largue o comando do homem superior (espírito) para o inferior, o instinto. Exercite-se na luta da dignidade humana, faça essa violência consigo, lute, trabalhe mais e mais, então conseguirás essa grandeza. Essa é a tua tarefa. O segredo da vida é exercitar-se com disponibilidade.
Onde está a força superior da gente? Na vontade. Segue com vontade, boa vontade, na práxis usual você está sempre usando a vontade, para se segurar. Eu comando. É a 1ª maneira do espírito se manifestar. É por isso que eles dizem: isso você não pode fazer porque é pecado. Eu como cristão não posso fazer isso porque é pecado. É o 1º momento de não entregar o comando ao instinto. Isso recebemos para despertar em nós a dignidade humana.
O intelecto e a vontade são forças interiores. A razão e a vontade é que devem comandar.
Se construir a vida sob o instinto, você não é homem, é bruto! A força superior é que deve dar comando. As forças superiores devem ser as comandantes, devem criar personalidades grandes. Ex.: Pio XI, XII.
A última frase do texto mostra que vontade é engajamento. Esse querer é a força superior, interior, do espírito, a essência, e o que faz crescer. Deus é o mais superior do que meu superior, mais interior.
Intelecto, vontade é a capacidade de compreender e querer.
Não chame de interior o estético, o sentimento, o sensível, o que você sente, isso vem, vai e some.
Como seria na prática, a força superior comandando? Ex.: Na oração, por Deus que você fica aqui, aciona a inteligência e a vontade cada vez mais, isso é comando superior, todo esse trabalho é espiritual, não decaia desse trabalho. É o trabalho do espírito, ter o comando do espírito.
Pecado, isto é querer pecar. Pecado é algo feito em oposição a graça de Deus diretamente e ficar soberbamente nesta distância.
Tenho essa dificuldade, é chance de trabalho e crescimento. Pecado original, recebemos de herança. O homem não é animal, é homem, está diante de todas as coisas com responsabilidade, e com o que faz, com tudo o que é responsável. Não posso justificar o mal dizendo que é de família. Não abdique a tua dignidade humana, comande isso, é de minha responsabilidade.
O engajamento total é atitude pura do espírito e não da raça, hereditariedade, influência social.
Sou responsável em dar um sentido do espírito, é da dimensão do espírito. Ele não diz solte o instinto, mas dê comando segundo o espírito.
Não seja de concepção naturalista.
O instinto não é mau, é coisa boa. É da grandeza humana dar comando superior. É momento de graça e da grandeza humana, para o ser humano aparecer como humano, se responsabilizar e dar comando superior.
Exercite a atuação do espírito sobre o instinto, não queira o pecado. Não largue a boa vontade e o intelecto, pesquise, clareie. Não basta boa vontade, o intelecto tem que ir junto; a razão falsa tira a força da vontade. Ex.: na sexualidade.
Por isso, na formação é importante a teoria, porque clareia, dá força de sustentação. Se a teoria é boa tem possibilidade de salvar.
O nº 10 acentua mais a vontade, mas não é voluntarismo, mas boa vontade, por isso tem que ser vontade reta, de pé.