Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro Franciscano – O Caminho Franciscano na Espiritualidade

10/04/2017

No domingo de Ramos 09 de abril, uma atividade do jubileu de 75 anos do Seminário Franciscano Frei Galvão reuniu a comunidade (OFS, Equipes de Nossa Senhora, Voluntários do Seminário, Irmãs Franciscanas Seráficas, de Siessen, Irmãs da Providência, Círculo Bíblico), os postulantes e os frades para o retiro “O Caminho franciscano na espiritualidade” ministrado pelo Frei Vitório Mazzuco.

Já no início do dia, com a celebração da missa do Domingo de Ramos, presidida por Frei Vitório ele convidou toda a comunidade a dar alguns passos à frente, a se aproximar mais dos celebrantes e, deu início a celebração e a procissão de ramos o que levou a todos os presentes a fazerem a primeira experiência de caminhar e que seria retomada ao longo do dia.

Após a missa Frei Vitório conduziu o retiro falando sobre a importância da Espiritualidade, do caminhar à luz da experiência de São Francisco e Santa Clara de Assis ambos os santos da Idade Média que fizeram a experiência de ter uma espiritualidade profunda do amor por Deus. “A ascese de Francisco não nasceu do sofrimento, mas do Amor que viveu e, por causa deste Amor, foi capaz de sofrer. Abraçou a dor do leproso como um serviço”, comentou Frei Vitório.

Além dos momentos explicativos o retiro contou com uma dinâmica na qual o Frei convidou os participantes a fazerem a experiência de caminhar pelo seminário e sentir a presença de Deus. Ao longo do dia foram tocadas músicas que ajudaram todos a meditar sobre o caminho franciscano na espiritualidade, tema do retiro. Por fim, aconteceu um forte momento de partilha, aberto para considerações e perguntas.

“No seu caminho, ele (São Francisco) não chegou apenas a um encontro com o Divino fundiu-se ao Criador!”, concluiu Frei Vitório

Frei João, guardião da fraternidade, agradeceu a disposição do pregador em auxiliar a comunidade de Guaratinguetá nessa reflexão e preparação para a Semana Santa. Disse que essa era mais uma oportunidade de agradecer a Deus pelas muitas graças recebidas nesses 75 anos de existência do Seminário Franciscano Frei Galvão.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
free online course
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free