Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Postulantado

Postulantado – o que é?

Postulantado é o período de um ano que o candidato à vida religiosa franciscana faz de preparação antes de ingressar no Noviciado. “É um tempo no qual o candidato pede para viver a vida franciscana, com o propósito de se preparar convenientemente para o Noviciado. Da mesma forma, a Província da Imaculada, através de seus formadores, avalia a decisão do candidato sobre o seu ingresso na Ordem dos Frades Menores”. Esta experiência de formação abrange as dimensões: humana, cristã, psicológica e espiritual.

O Caminho Formativo

A formação na Província é organizada em diversas etapas e faixas etárias, respeitando em cada uma a gradualidade e a especificidade, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade no aperfeiçoamento, na atualização e no revigoramento da vida e da atividade dos Frades.

Em todo esse serviço a Província dedica especial atenção na escolha e formação espiritual e pedagógica de frades que assumem o cuidado espiritual e fraterno de outros frades e candidatos, ajudando cada qual a crescer na maturidade humana e vocacional. O Ministro Provincial confia esses irmãos aos frades guardiães e formadores, chamados de mestres ou orientadores, que realizam seu trabalho em colaboração com toda a fraternidade e servindo-se da ajuda de outros profissionais, tanto para o discernimento vocacional como para a formação do homem novo, autenticamente livre. Fundamental é que o formador partilhe a própria experiência “nos caminhos que levam a Deus” e aponte para os modelos referenciais de Jesus Cristo, São Francisco e outros colhidos na história e tradição da Igreja e da Ordem.


postulantado_04

Situado no bairro São Bento, no município de Guaratinguetá/SP, o Seminário São Frei Galvão acolhe e forma os postulantes à Vida Franciscana, ou seja, aqueles que se preparam, por um ano, para fazer parte da Ordem dos Frades Menores.

É nesta fase tão importante que cada vocacionado vive um maior e mais ardente encontro com o carisma franciscano, com o próprio Crucificado e com a Igreja em Saída dos nossos tempos. É nesta etapa que o postulante faz seu discernimento vocacional em vista de um passo maior: o Noviciado.

Etapa do Postulantado

Os postulantes desenvolvem as mais variadas tarefas no dia a dia, que edificam suas práticas de caridade, fraternidade, cuidado com o que sofre, com a casa comum, etc. A palavra postulante (do latim) significa “aquele que pede”. Assim, o ano de Postulantado tem como significado maior o grande pedido para se tornar franciscano.

Pode-se também dizer que esta etapa formativa tem como principal característica ajudar o postulante a passar do contexto secular para aquele da vida religiosa, seguindo a espiritualidade de São Francisco de Assis, os valores cristãos, como a solidariedade, o amor ao próximo, a fraternidade, o esvaziamento de si para o outro.  No dia a dia, tudo isso é cultivado através de encontros formativos com os frades, através de trabalhos manuais, bem como na participação de círculos bíblicos e visita aos doentes (neste ano, infelizmente, esse contato externo teve que ser interrompido por causa da pandemia).

Rotina dos postulantes

A rotina dos postulantes é repleta de afazeres que lhes proporcionam oração pessoal e comunitária, aulas, trabalhos braçais e manuais, retiros, leitura orante da Palavra, atendimento aos romeiros de São Frei Galvão.

O dia no Postulantado inicia-se, em geral, com a Santa Missa junto à oração das Laudes, para que o tempo diário seja consagrado ao Senhor. Os postulantes rezam pelo mundo, pelos benfeitores, por suas famílias, pelos que lhes pedem orações, pelas necessidades da Igreja e da Província Franciscana na qual desejam ingressar. Após o café da manhã, os postulantes reúnem-se na sala de formação para participarem das aulas ministradas pelos frades da casa. Algumas delas: leitura da Legenda dos Três Companheiros (franciscanismo), História da Vida Religiosa e Consagrada, Retórica, introdução à Psicologia em vista do autoconhecimento, Legenda de Santa Clara de Assis (estudo sobre Santa Clara), Língua Portuguesa e produção de textos, introdução à Língua Latina, História da Ordem e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e introdução à Música. Às 14h00 iniciam-se os trabalhos diversos: cultivo da horta, manutenção do jardim, confecção de velas artesanais e pães caseiros, entre outros. Há nas quartas-feiras e sábados, uma hora dedicada à prática esportiva, também como parte do processo de integração e interação dos postulantes. Nos sábados, à tarde, são confeccionadas as pílulas de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão que, posteriormente, são abençoadas pelos frades e distribuídas ao povo.

Sandro F. Bedin, Postulante


Atualmente residem no Seminário frades e seminaristas, vivendo com muita fé e alegria o seguimento de Jesus Cristo, no modo de São Francisco de Assis e com o exemplo de nosso santo, Frei Antônio de Sant´anna Galvão.