Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O Santuário

Primeira Missa no dia 12 de outubro de 1983

No dia 12 de outubro de 1983, no bairro Jardim do Vale, em Guaratinguetá, foi celebrada a primeira missa no local onde seria construída a igreja dedicada a Frei Galvão. As pessoas foram acomodadas em uma antiga casa e o Padre Victor Menuti, então Pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, foi o presidente da celebração.

Com essa primeira celebração foi inaugurada a Capela São José e a comunidade continuou trabalhando para a construção da capela. O terreno, no entanto, não pertencia a igreja e durante muito tempo tentou-se comprá-lo, sem sucesso. Com bom coração e caridade, a Família Galvão, dona do terreno, se dispôs a doá-lo a Arquidiocese de Aparecida com a finalidade de construir-se no local uma igreja dedicada a São José. O contrato foi assinado no dia 1º de setembro de 1987, onde a família Galvão foi representada pelo senhor Edson José Galvão Nogueira.

No início dos anos 90 com a ida do Padre Nelson Ferreira Lopes para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima iniciou-se a construção da igreja dedicada a São José. Nesse período, foram construídas as paredes da igreja. Em 1996 chegava a paróquia o Padre Anísio Teixeira, que daria continuidade ao trabalho. Mas, com a beatificação de Frei Galvão, a obra foi paralisada para adequação do projeto.

Com plena aceitação da comunidade de São José, a igreja passou a ser chamada de Beato Frei Galvão e foram finalizadas as obras de construção. Ela passou a ser a primeira igreja dedicada ao beato brasileiro, nascido em Guaratinguetá, e que depois se tornou santo.

Santuário de Frei Galvão

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, constituiu canonicamente em dezembro de 2010 o Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. O decreto foi assinado no dia 8, data da solenidade da Imaculada Conceição.

Segundo Dom Damasceno, a criação do santuário foi o primeiro passo para separar a igreja de Frei Galvão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “E como santuário podemos dar uma estrutura melhor para os devotos que visitam a igreja. E também será mais fácil fazer um planejamento mais global para o santuário”. Com a criação do Santuário, foi nomeado um reitor para cuidar dos trabalhos, o Padre Roberto Lourenço da Silva.

(PARA REZAR DURANTE A NOVENA)

Deus de amor, fonte de todas as Graças, dai-nos, por intercessão de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que ao tomarmos com fé e devoção estas pílulas e rezando – “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizeste, por tudo que fez e sofreu Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e caridade” – Vos digneis conceder-me a Graça que ardentemente almejo… (pedir a graça desejada).
Prometo-vos conhecer sempre mais o Evangelho, que Santo Antônio de Sant’Anna Galvão viveu, cultivar a vida Eucarística e a devoção a Imaculada Virgem Maria. Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, rogai por nós ! Amém!
(1 Pai-Nosso  …  1 Ave-Maria … 1 Glória ao Pai)

*Rezar a oração acima durante os nove dias. *Tomar as pílulas no 1º, 5º e 9º dia.

criao_santurio_decreto_986_72dpi