Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo sustenta a igreja.

01/06/2021

Para que o amor de Deus estivesse, em sua grandeza, presente junto dos homens, diz Santo Tomás, Nosso Senhor instituiu a Eucaristia na Última Ceia. Pão que se torna Corpo, vinho que se torna Sangue: eis o que celebramos solenemente. Mistério perene e santo que sustenta a humanidade e encanta os pobres de coração.

O Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo sustenta a igreja. Renova o sacrifício do mesmo cordeiro imolado, obedecendo ao pedido que Ele mesmo nos fez naquela ceia derradeira. Para nós, franciscanos, a devoção do Cristo Eucarístico tem um sabor especial: o Cristo que se faz partilha, Deus que se permite tocar num pequeno pedaço de pão é um dos pilares de nossa espiritualidade.

Ora, São Francisco exorta que “vendo o pão e o vinho com os olhos do corpo, vejamos e creiamos firmemente que é vivo e verdadeiro o seu santíssimo corpo e sangue”. É importante que a fé seja viva, expressa nas obras de cada um, seguindo os exemplos deixados pelo próprio Cristo, nos quais temos pleno acesso pela leitura atenta dos Evangelhos.

O batismo, que nos envia também como profetas, sacramenta o ardor de levar a todas as gentes o louvor do senhor com o vigor do Espírito Santo. Acontece que não se dissocia o conhecimento das coisas que Deus ensina de sua prática diária. Ao celebrarmos a Eucaristia, no qual o Corpus Christi dá grande destaque, não devemos nos esquecer que Eucaristia é partilha e doação. O Cristo se doa, nós devemos nos doar também.

E para quem? A todos os irmãos. Mas especialmente aos mais pobres, marginalizados e sofredores, pois a eles (e a todos) Cristo veio anunciar o Evangelho. E isso Ele mesmo nos disse ao ler a passagem de Isaías na Sinagoga. Nos braços da Igreja acolhedora, do povo em saída, nossos irmãos e irmãs sofredoras devem encontrar compaixão, carinho, identificação. Isso também é celebrar o Cristo Vivo, nosso irmão que sempre anda junto de nós.


Postulante Marco Antonio de Morais Junior

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download micromax firmware
Download WordPress Themes
online free course