Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conheça a rotina dos postulantes no Seminário Frei Galvão

17/09/2020

Situado no bairro São Bento, no município de Guaratinguetá/SP, o Seminário São Frei Galvão acolhe e forma os postulantes à Vida Franciscana, ou seja, aqueles que se preparam, por um ano, para fazer parte da Ordem dos Frades Menores.

É nesta fase tão importante que cada vocacionado vive um maior e mais ardente encontro com o carisma franciscano, com o próprio Crucificado e com a Igreja em Saída dos nossos tempos. É nesta etapa que o postulante faz seu discernimento vocacional em vista de um passo maior: o Noviciado.

Etapa do Postulantado

Os postulantes desenvolvem as mais variadas tarefas no dia a dia, que edificam suas práticas de caridade, fraternidade, cuidado com o que sofre, com a casa comum, etc. A palavra postulante (do latim) significa “aquele que pede”. Assim, o ano de Postulantado tem como significado maior o grande pedido para se tornar franciscano.

Pode-se também dizer que esta etapa formativa tem como principal característica ajudar o postulante a passar do contexto secular para aquele da vida religiosa, seguindo a espiritualidade de São Francisco de Assis, os valores cristãos, como a solidariedade, o amor ao próximo, a fraternidade, o esvaziamento de si para o outro.  No dia a dia, tudo isso é cultivado através de encontros formativos com os frades, através de trabalhos manuais, bem como na participação de círculos bíblicos e visita aos doentes (neste ano, infelizmente, esse contato externo teve que ser interrompido por causa da pandemia).

Rotina dos postulantes

A rotina dos postulantes é repleta de afazeres que lhes proporcionam oração pessoal e comunitária, aulas, trabalhos braçais e manuais, retiros, leitura orante da Palavra, atendimento aos romeiros de São Frei Galvão.

O dia no Postulantado inicia-se, em geral, com a Santa Missa junto à oração das Laudes, para que o tempo diário seja consagrado ao Senhor. Os postulantes rezam pelo mundo, pelos benfeitores, por suas famílias, pelos que lhes pedem orações, pelas necessidades da Igreja e da Província Franciscana na qual desejam ingressar. Após o café da manhã, os postulantes reúnem-se na sala de formação para participarem das aulas ministradas pelos frades da casa. Algumas delas: leitura da Legenda dos Três Companheiros (franciscanismo), História da Vida Religiosa e Consagrada, Retórica, introdução à Psicologia em vista do autoconhecimento, Legenda de Santa Clara de Assis (estudo sobre Santa Clara), Língua Portuguesa e produção de textos, introdução à Língua Latina, História da Ordem e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e introdução à Música. Às 14h00 iniciam-se os trabalhos diversos: cultivo da horta, manutenção do jardim, confecção de velas artesanais e pães caseiros, entre outros. Há nas quartas-feiras e sábados, uma hora dedicada à prática esportiva, também como parte do processo de integração e interação dos postulantes. Nos sábados, à tarde, são confeccionadas as pílulas de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão que, posteriormente, são abençoadas pelos frades e distribuídas ao povo.


Sandro F. Bedin, Postulante

 

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado