Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade é tema do retiro final dos Postulantes da Província

07/11/2021

Guaratinguetá SP — Próximos da conclusão da etapa do Postulantado da Província da Imaculada Conceição, durante três dias, os postulantes estiveram reunidos em retiro, no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), tendo em vista o ingresso, no ano que vem, no Noviciado.

Este retiro teve a orientação o Frei Robson Luiz Scudela, que é coordenador do Pró-Vocações e Missões Franciscanas. Ele motivou aos participantes a perceber a vontade de Deus em cada texto e em cada meditação. Sempre iniciando com o Evangelho do dia, foram trabalhados os sentidos da construção da vida fraterna e a formação da fraternidade de irmãos, pilar da Vida Religiosa Franciscana.

Um dos questionamentos levantados por Frei Robson foi a forma que a história pessoal de cada um se confronta com a ação amorosa de Cristo na Cruz, e de que forma poderiam, em sua individualidade como postulantes, amar-se e doar-se à maneira de Cristo. Quais seriam as expectativas para a vida fraterna, os sacrifícios que cada um estaria disposto a realizar pelo bem da vida fraterna.

Os postulantes foram provocados a repensar a forma em que eles se comunicam uns com os outros em vista de uma comunicação mais amorosa, fraterna e evangélica. Aprendendo através da fraternidade a partilhar, não somente o dia a dia, mas a fé com simplicidade, para que todos possam entender e saborear, partilhando o melhor de nós com nossos sentimentos de pertença e no mesmo amor, próprio da forma de vida dos frades menores.

O grupo foi alertado sobre as tentações de fechamento e da exclusão que geram uma homogeneidade seletiva, que leva ao enfraquecimento da comunidade religiosa. Foi lembrado a necessidade constante de que cada indivíduo passe do estado do “Eu” para o “Nós”, recordando que quando um frade veste o hábito, seus defeitos e virtudes se vestem também. Daí a necessidade de paciência com os irmãos “mais lentos”.

Houve dois momentos de oração muito significativos. O primeiro foi realizado na capela interna, em que cada postulante pôde se deixar interpelar pela imagem do quadro do pai misericordioso; e o segundo na capela do Seminário, onde um ato penitencial foi preparado de modo que todos pudessem pedir perdão e perdoar o irmão da fraternidade sem julgamentos, de coração livre e abençoando uns aos outros no final.

A mensagem final do retiro foi reforçada pela ideia que: “Na comunidade estão juntos não porque foram escolhidos por si mesmos, mas porque foram escolhidos pelo Senhor”. O retiro foi concluído com a Santa Missa e pelo desejo do pregador Frei Robson de um bom final de Postulantado e perseverança no Noviciado a ser iniciado em janeiro próximo.


Samuel Cavalcanti do Amaral, postulante

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free online course
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado