Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos marcam presença no Seminário Frei Galvão de Guaratinguetá e encantam público

23/10/2022

Guaratinguetá (SP) – O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, que neste ano completou 80 anos de história, esteve presente no Seminário Frei Galvão para cantar a liturgia da Santa Missa das 9h30, neste domingo (23/10). Dedicado ao primeiro santo brasileiro, o seminário franciscano, que acolhe jovens que desejam se tornar frades, também está em festa pelos 80 anos de sua fundação. É um jubileu em dose dupla e, por isso, não faltaram motivos para celebrar a Eucaristia neste dia do Senhor.

Presidida pelo Definidor Provincial, Frei João Francisco da Silva, a Celebração Eucarística teve como concelebrante Frei Marcos Antonio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) e Definidor Provincial. Os fiéis lotaram a celebração do 30° Domingo do Tempo Comum.

Frei João Francisco também acumula o serviço de guardião do Seminário. Logo no início da missa manifestou a alegria de receber a todos, em especial os jovens cantores do coro de meninos mais antigo do país. Segundo o maestro Marco Aurélio Lischt, a última vez que os Canarinhos cantaram no seminário foi na década de oitenta. “Quero acolher o Coral dos Canarinhos de Petrópolis que, certamente, encantam a todos neste dia com a sua presença em nosso meio”, disse o presidente da celebração.

Após a comunhão, Frei Marcos Andrade explicou rapidamente o motivo dos Canarinhos estarem em Guaratinguetá, por conta das festividades de Frei Galvão e deu mais detalhes sobre a trajetória deste coro que, segundo ele, já passou por quase todos os estados do Brasil e por alguns países. “Neste ano completamos 80 anos com a missão de cantar a liturgia da missa. É um trabalho muito grande, exaustivo, pois eles têm formações, aulas, ensaios, então sabemos que é bastante exigente para crianças dessa idade passar o dia estudando e cantando. É um exemplo e por isso o nosso IMCP tem a tradição de formar integralmente jovens para a vivência comunitária e franciscana”, disse. “Também é um trabalho social”, frisou.

Para o maestro que também foi Canarinho é um prazer muito grande estar em Guaratinguetá, no Seminário Frei Galvão. “Já são 24 anos junto da Família Canarinhos e por isso, queremos brindar a todos com um breve programa de músicas populares”. Assim, o Coral dos Canarinhos entoou as músicas “Psalmus Brevis”, de João Guilherme Ripper; “The Lord Bless you and keep you”, de John Rutter; “Hallelujah”, de G. F. Haendel; “A Paz”, de Roupa Nova; “Conversa de Botequim”, de Noel Rosa; “Aquarela do Brasil”, de Ary Araújo e como bis, “Andanças”, de Paulinho Tapajós.

E assim, os fiéis que vieram para a Santa Missa foram agraciados com um breve concerto e, como forma de gratidão, ovacionaram os coralistas! O Coral dos Canarinhos retornou para Petrópolis na tarde deste domingo. O próximo grande desafio dos coralistas, maestro e equipe do IMCP é a preparação para o Oratório de Natal, concerto que acontecerá na importante Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro (RJ), em dezembro.


Frei Augusto Luiz Gabriel

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course
download mobile firmware
Download WordPress Themes Free
udemy course download free