Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

1º Encontro de Cantos Franciscanos em Guaratinguetá

10/10/2019

Com a missão de contagiar as comunidades e evangelizar através dos cantos do carisma franciscano, Frei Ademir José Peixer e Frei Florival Mariano de Toledo estiveram no Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá para coordenarem o 1º Encontro de Cantos Franciscanos entre os dias 18 e 20 de outubro tendo como tema “Francisco de Assis: Cantor do Evangelho”.

Os participantes aprenderam, de forma descontraída, ao longo dos três dias: técnicas vocais de aquecimento, ritmo, acentuação e afinação. Além, é claro, de algumas músicas do vasto repertório de cantos e hinos franciscanos. Deu-se, contudo, destaque às missas de São Francisco, Santa Clara e Nossa Senhora dos Anjos, para a festa da Porciúncula. A apostila contou também com a liturgia das supraditas missas, para se aprofundarem na espiritualidade, e textos do Papa Francisco.

O tempo, também, foi propício para um aprofundamento da missão dos cantores e instrumentistas, que nas palavras do Papa Francisco “expressam a alegria, a confiança, o arrependimento e o amor… O canto é uma linguagem que leva à comunhão dos corações”.  O espírito do texto l21evou-os a oração e reflexão.

Para a Maria Aparecida da Silva, conhecida carinhosamente por “Fiinha”, o curso foi uma ótima oportunidade de conhecer e se aprofundar ainda mais na vida de Francisco de Assis. “Eu venho todos os dias na missa do seminário frei Galvão, os freis e os postulantes me ensinam muitas coisas. Eu fiz o curso para poder conhecer um pouco mais da vida de São Francisco de Assis e, também, para cantar melhor na missa e nos ofícios do seminário” disse entre risos.

Elizabeth Monteiro Cesar conta que o encontro foi muito intenso. “Uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e de conhecer muito mais da vida dos santos de Assis”. Segundo ela, os freis souberam passar com clareza e humildade os conhecimentos musicais que têm, e que são muitos. Espera ansiosamente por “outros momentos como este: momentos de Francisco, de Clara, de oração, de descontração e de convivência com os frades e postulantes”.

Encerrou-se o encontro de cantos com uma música que os participantes dedicaram aos frades. Esses se despediram com o enorme desejo de que cada participante se torne, como Frei Pacífico, um “Jogral do Senhor” evangelizando e propagando os louvores a Cristo em suas realidades ao modo do Santo de Assis.

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=