No último domingo, dia 14 de abril, o Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), recebeu a visita de um grupo de bispos franciscanos para um momento de oração e confraternização. A proximidade entre a cidade de Aparecida (SP), que sedia a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, e a terra de Frei Galvão favoreceu o encontro.
Estavam presentes os frades do Seminário Franciscano, do Santuário Frei Galvão, postulantes e 10 bispos franciscanos, sendo 6 pertencentes à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
“O encontro é uma manifestação do carinho e zelo entre as Fraternidades de Guaratinguetá e esses irmãos que, em resposta aos apelos da Igreja, estão servindo em realidades diversas e distantes da Província. Mas, fazem questão, nessa oportunidade, de promover a convivência fraterna”, explica Frei João Francisco da Silva, Coordenador de Formação Inicial do Seminário.
O momento fraterno já é considerado uma tradição entre os confrades que possibilita a convivência entre os irmãos. “Sem dúvidas é uma rica oportunidade para os irmãos bispos beberem da ‘fonte da vida fraterna’ e retomarem o caminhão da missão que a Igreja lhes confiou.Ressaltamos que o momento fraterno foi esperado, preparado pelo dom da fraternidade e regido pela alegria do encontro e boa convivência entre todos.Que esse encontro fraterno propicie êxito na missão, salienta o frade.
Saiba quais bispos estavam no encontro:
Dom Frei Severino Clasen, da Arquidiocese de Maringá; Dom Bernardo Johannes Bahlmann, da Diocese de Óbidos (PA); Dom João Muniz Alves, da Diocese do Xingu-Altamira (PA); Dom Frei Irineu Andreassa, da Diocese de Ituiutaba(MG); Dom João Bosco, da Diocese de Osasco (SP); Dom Dario Campos, da Arquidiocese de Vitória (ES); Dom Jaime Spengler, da Diocese de Porto Alegre (RS), e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Dom Beto Breis, da Arquidiocese de Maceió (AL); Dom Frei Evaristo Pascoal Spengler, da Diocese de Roraima (RR) e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus (MA). Também estava presente Frei João Miguel S. da Cruz , administrador apostólico da diocese de Rio do Sul (SC).
Frei João Francisco da Silva, com colaboração de Adriana Rabelo