Sol, lua e mar unidos na 343ª Trezena

04/06/2025

Seguindo a linha de louvores proposta por São Francisco de Assis, a 343ª Trezena de Santo Antônio celebrou seu 3º e 4º dias nesta segunda e terça-feira, 2 e 3 de junho. As celebrações foram nos horários das 12h e 18h, registrando sempre público mais numeroso no primeiro horário. O pregador, Frei Odécio Lima de Souza, seguiu animando a assembleia com voz firme e discurso inflamado.

Na missa do 3º dia, às 12h, abordou na homilia a temática proposta: “Louvado sejas, meu Senhor, pelo Irmão Sol”,  explicando porque São Francisco chamou o astro-rei de irmão e também o apresentou como “imagem de Deus”: “Todos temos um pai comum que Deus. Ele criou os astros e também a humanidade. O Sol nos dá força e energia. Sustenta nossa vida. Deus é a verdadeiro Sol de todo o universo”, explicou. Em seguida, falou sobre a comparação que Santo Antônio fez entre o Sol e Jesus Cristo: “O verdadeiro Sol veio habitar no mundo, entrou no ventre de Maria, tornando-a luminosa”, enfatizou. Também destacou a importância de, na vida cristã, procurarmos ser verdadeiro Sol uns para os outros em atitude de serviço e caridade.

No 4º dia, ao propor a reflexão sobre a “irmã Lua”, recordou a associação que existe na arte, na música e na literatura entre a lua e aqueles que amam, como os namorados, os apaixonados. “A lua é de São Francisco, é de Santo Antônio, é daqueles que sabem amar”, recordou. Logo após a conclusão da homilia, Frei Odécio mencionou o jubileu da celebração do Concílio de Niceia, que neste ano completa 1700 anos, convidando a assembleia a rezar o Credo Niceno-Constantinopolitano, cuja origem remonta ao Concílio jubilar.

Santo Antônio Peregrino vai ao Prefeito, a dois hospitais e à Marinha

Seguindo o percurso de visitação, na primeira parte da manhã, às 8h, a Imagem peregrina esteve no Gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova. Acompanharam a visita: Frei Gustavo Wayand Medella; o guardião, Frei Walter Ferreira Junior, e Frei José Francisco de Cássia dos Santos. Manifestando contentamento, o prefeito falou da alegria em receber cada ano a visita da imagem de Santo Antônio, afirmando ser uma oportunidade de renovar as bênçãos para ele e para a Cidade do Rio de Janeiro. Também destacou o Convento como lugar de referência histórica e agradeceu aos frades pelo trabalho realizado na preservação deste importante patrimônio.

Recordando o tema da Trezena 2025, o Vigário provincial, Frei Gustavo Medella, exaltou as belezas naturais do Rio e recordou o compromisso de todos, poder público, Igreja e sociedade na promoção do cuidado e da superação de tudo aquilo que destrói a natureza e a dignidade humana. Ao final, o prefeito e seus assessores receberam a benção com a relíquia e também ganharam o tradicional pãozinho de Santo Antônio como lembrança da visita.

Na parte da tarde, foi a vez do Hospital Municipal Souza Aguiar receber a visita do Santo, desta vez com a presença de Frei Gustavo e Frei Cláudio Broca. O Souza Aguiar é um Hospital Público de Urgência e Emergência, sendo considerado um dos maiores do gênero na América Latina. Como nos anos anteriores, a imagem foi recebida pela diretora, Paula Travassos e pela equipe da Capelania Hospitalar para um momento de benção e oração no saguão da Unidade. Em breve reflexão, Frei Gustavo destacou que todo o empenho dos profissionais daquele hospital para curar, aliviar a dor e cultivar a esperança é verdadeiro hino de louvor a Deus.

Agradecendo pela visita, a diretora ressaltou o quanto a presença de Santo franciscano trazia força alento e esperança para que todos os envolvidos na missão do Souza Aguiar pudessem superar os desafios do dia a dia.

Na terça-feira, dia 4, pela manhã, a imagem visitou o Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca. Num lugar arborizado e amplo, na praça onde o Papa Francisco esteve durante sua visita ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude em 2013, os presentes participaram de um momento de oração carinhosamente preparado pelos frades anfitriões (Nicolau e Messias), pelas irmãs religiosas que atuam no local, e pela equipe pastoral. Todos puderam renovar a esperança e a gratidão a Deus.

Na parte da tarde, às 13h40, a imagem deixou o Convento em carro aberto, escoltada pelos Fuzileiros Navais, em direção à Sede da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Ali, pela segunda vez consecutiva, realizou-se, após o momento de oração, a Procissão Marítima com Santo Antônio na Baía da Guanabara. A beleza do conjunto céu, mar, verde e cidade, emoldurando monumentos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar foi estímulo para um percurso marcado pela contemplação e pelo louvor. O Cântico das Criaturas, tema da Trezena deste ano, foi rezado com olhos e com o coração de quem se dispôs a navegar com Santo Antônio. O Santo foi conduzido numa lancha, acompanhado pelos fiéis devotos que navegaram numa escuna. Foi um momento de comunhão fraterna entre a Capitania dos Portos e o Convento Santo Antônio.


Equipe de Comunicação Convento Santo Antônio – Rio de Janeiro

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
online free course
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course