As 10 versões de Santo Antônio do Largo da Carioca

17/06/2025

Pela 343ª vez o Convento Santo Antônio do Largo da Carioca celebrou seu padroeiro com a tradicional Trezena e Festa. Partindo da temática que recorda os 800 anos do Cântico das Criaturas, “Santo Antônio e as criaturas louvam juntos o Criador”, foi marcada pelas celebrações diárias na Igreja, pela 3ª peregrinação da Imagem de Santo Antônio e outras atividades realizadas como parte da programação, como os almoços, a confecção do Bolo e os quitutes da cantina. Um percurso de fé e devoção marcado pela fraternidade e pela colaboração de muitas mãos, cabeças e corações que seu uniram para que, mais uma vez, tudo corresse muito bem.

1) Santo Antônio Franciscano

Em 2025, Francisco e Antônio estiveram unidos durante toda a Trezena e também na Festa. Recordar o Cântico das Criaturas, no qual Francisco louva o Criador pelos dons da criação evidenciou a pertença de Frei Antônio ao movimento franciscano. Foi ocasião de trazer para o coração do povo a profecia de cuidado e da atenção quando se pensa no tema da Ecologia Integral. Dividido em partes, do Cântico teve seus versos percorrido no decorrer da Trezena e, na jornada da imagem peregrina, declamado e rezado pelos lugares por onde Santo Antônio passou. Foi ocasião de recordar a estima e o respeito que Francisco nutria por Antônio, chegando a chama-lo de “meu bispo” e pedindo a ele, através de um bilhete, que ensinasse a Sagrada a Teologia aos Frades.

2) Santo Antônio Pregador

A condução da Trezena no Convento ficou por conta de Frei Odécio Lima de Souza, pregador convidado deste ano. Cada dia, uma nova reflexão cuidadosamente preparada a partir das leituras propostas na liturgia, a temática celebrada e a recorrente menção aos sermões ou a episódios da vida de Santo Antônio. A criatividade também marcou a atuação do pregador que, entre as propostas, pediu que as pessoas trouxessem de casa suas imagens de Santo Antônio para serem abençoadas, fez campanha de arrecadação de alimentos, sorteios diários de brindes, “festival de balões vermelhos em forma de coração” para o Dia dos Namorados, entre outras iniciativas que conferiram cor e sabor à Trezena.

3) Santo Antônio Peregrino

Foi uma jornada extensa e intensa a 3ª peregrinação da Imagem de Santo Antônio. Por onde passaram, os frades foram recebidos de maneira alegre a acolhedora, levando as bênçãos generosas de Deus por onde passaram como portadores da imagem e da relíquia, um pequeno pedaço do osso de Santo Antônio exposto num relicário que chegou no Convento há 101 anos. Também oportunidade de difundir e irradiar o carisma franciscano, recordando os 800 anos do Cântico das Criaturas. O poema escrito por Francisco de Assis foi declamado por vozes diversas em diferentes ambientes: pela primeira dama do Estado no Palácio Guanabara, por uma detenta no Presídio Feminino Talavera Bruce, por profissionais da saúde nos hospitais visitados, entre as pessoas em situação de Rua, por militares da Marinha, dos Bombeiros e da Polícia Militar, retratado na arte inocente das Crianças da Fundação São Martinho etc. Segue a lista dos lugares visitados nos 13 dias de peregrinação: 31/05 – Santuário Nossa Senhora da Penha e CADEG; 01/06 – Café dos irmãos de rua (Catedral), almoço com os irmãos de rua (Casa Franciscana) e São João de Meriti; 02/06 – Palácio da Cidade (Prefeito Eduardo Paes) e Hospital Souza Aguiar; 03/06 – Hospital São Francisco na Providência de Deus e Capitania dos Portos (Marinha – procissão marítima); 04/06 – Instituto Nacional de Câncer (INCA); 05/06 – Câmara Municipal e Assembleia Legislativa do Estado; 06/06 – Show do Antônio Carlos (Rádio Tupi), Gravação do Globo Comunidade (Feira de São Cristóvão) e Cristo Redentor; 07/06 – Estúdios Globo (Programa É de Casa), Cacique de Ramos e Comunidade Santo Antônio (Nilópolis); 08/06 – Programa Domingo Show (Rádio Tupi), Mosteiro da Ajuda (Vila Isabel), Mosteiro Santa Maria dos Anjos (Gávea), Paróquia da Porciúncula (Niterói); 09/06 – Unidade Prisional Talavera Bruce (presídio feminino); 10/06 – Retiro dos Artistas e Rádio Saara e Igreja Nossa Senhora do Terço;  11/06 – Comando dos Bombeiros e Quartel General da Polícia Militar; 12/06 – Palácio Guanabara (Governador Claudio Castro) e Fundação São Martinho.

4) Santo Antônio Gastronômico

Foram três almoços com cardápio de massas para recordar a ligação de Santo Antônio com a Itália. As refeições eram servidas no Refeitório do Convento. Teve Spaghetti com almôndegas no dia 31 de maio, Penne aos Quatro Queijos no dia 1 de junho e Penne ao Molho Siciliano no dia 8 de junho. No dia de Santo Antônio, as delícias tradicionais próprias das festas juninas: canjica, bolo de milho, bolo de mandioca, cuscuz de tapioca, caldo de ervilha, cachorro quente, pastel etc. O alimento, sinal de vida e fraternidade, é símbolo da generosidade fraterna de Santo Antônio, especialmente para com os mais pobres.

5) Santo Antônio Solidário

Foram distribuídos 30 mil pãezinhos, doação de uma grande emissora de Rádio em parceria com uma rede de Supermercados. Outra iniciativa Solidária nascida da Trezena e da Festa será o almoço oferecido às pessoas em situação de rua no Refeitório do Convento, previsto para se realizar no dia 12 de julho. O Selo Santo Antônio Solidário é uma iniciativa da Província da Imaculada que começou em 2024, buscando atrelar o compromisso solidário da partilha à devoção e à celebração de Santo Antônio em todo o território Provincial.

6) Santo Antônio do Bolo

O bolo de Santo Antônio é um capítulo à parte. Primeiro os dois metros distribuídos após a missa das 12h no dia 12 de junho, Dia dos Namorados, celebrando os 417 anos do Convento e os 343 anos da Trezena. Pelo terceiro ano consecutivo, uma gentileza da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (SARCA), sob a presidência do Sr. Roberto Curi, articulada junto a patrocinadores. O outro é o Bolo de Santo Antônio, com 25 metros de comprimento, assado na padaria e montado no refeitório do Convento: massa de bolo tradicional, umedecida com calda de ameixa e especiarias, recheio de doce de leite e 1200 medalhinhas de Santo Antônio espalhadas entre a massa e o recheio. Cerca de cinco mil fatias são vendidas e se esgotam com certa rapidez.

7) Santo Antônio Carioca e Fluminense

A Festa de Santo Antônio mobiliza fiéis e voluntários dos quatro quantos da Cidade do Rio e também da Região Metropolitana. Entre a turma que ajuda a “por a mão na massa”, há quem venha da Zona Sul, do Centro, Zona Norte, Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti e Nova Iguaçu. Encontram em Santo Antônio do Largo da Carioca um amigo e protetor a quem desejam demonstrar gratidão e afeto doando seu precioso trabalho.

8) Santo Antônio Autoridade

O reconhecimento do poder público em relação à importância do Convento no cenário da Cidade do Rio de Janeiro, do Estado e atém mesmo do país já se manifestou de muitas maneiras no decorrer desta história de 417 anos. Em Lei aprovada a 8 de agosto de 2024 (Lei 8533/2024), proposta pelo Vereador Rafael Aloísio de Freitas, a Trezena da Festa do Convento de Santo Antônio foi reconhecida pela Câmara Municipal como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. Na celebração de 12h do dia 13 de junho de 2025, o Deputado Estadual, Fred Pacheco, além de entregar uma moção de aplauso pela Trezena, anunciou a tramitação do Projeto de Lei na ALERJ que propõe o reconhecimento da Trezena como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

9) Santo Antônio do Povo

Cerca de 30 mil pessoas subiram ao Convento no dia 13 de junho. Fiéis de todas as idades, muitos deles com a devoção herdada dos pais ou dos avós. Vieram para pedir, agradecer, rezar, sorrir, chorar e até calar diante da presença próxima do Santo. A intimidade com Jesus Cristo, de quem foi discípulo fiel, inspira confiança e afeto no profundo do coração do povo. Muitos são os testemunhos de graças alcançadas: emprego, saúde, teto, casamento, filhos, causas ganhas na justiça, superação de dificuldades estão entre as vitórias obtidas a partir da prece que o Santo apresenta ao Senhor.

10) Santo Antônio dos Frades

O empenho e a presença dos confrades do Regional, especialmente de Petrópolis, são fundamentais para o bom êxito da Festa. Graças a esta soma de forças, os fiéis são atendidos na recepção dos fortes sinais que vêm buscar junto ao Convento. A escuta, a bênção individual e a aspersão generosa com água benta estiveram entre as preciosas tarefas realizadas pelos frades durante todo o dia.

Mais uma Trezena e Festa foram celebradas. Apesar dos séculos de tradição, cada ano traz consigo uma nova experiência. Importante agradecer por tudo ter corrido na paz e na tranquilidade, e também avaliar o que pode ser aprimorado para os próximos anos. Sempre há o que se aprender. Muito obrigado, Santo Antônio. Viva Santo Antônio!


Equipe de Comunicação – Convento Santo Antônio do Largo da Carioca

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download micromax firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free