Procissão marítima e visita a bloco carnavalesco irão marcar a trezena da Festa de Santo Antônio 2024

28/05/2024

Chegando em sua 342ª edição, a Trezena e Festa de Santo Antônio 2024 destacam a amizade como tema principal neste ano. “Santo Antônio, nosso amigo, nosso irmão” é o lema da tradicional festividade ligada ao Convento Santo Antônio do Largo da Carioca que, em 2024, completa 416 anos de fundação. A Trezena tem início na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, com missas às 12h e 18h, de segunda a sexta, e às 10h aos sábados e domingos. O pregador deste ano será Frei Gilberto da Silva, Professor de Espiritualidade Franciscana que atualmente vive no Convento do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis.

Dado o sucesso em 2023, novamente neste ano, durante toda a Trezena, a Imagem Peregrina de Santo Antônio irá visitar pontos importantes da Cidade do Rio de Janeiro. Para abrir os festejos, no dia 31 de maio, às 9h, sairá a 1ª Procissão Marítima com a Imagem Peregrina de Santo Antônio, uma promoção em conjunto do Convento com a Marinha do Brasil. De acordo com o Capelão Chefe da Marinha do Brasil e promotor do evento, Frei Odécio Lima de Souza, a procissão contará com a participação de diversas embarcações e sairá do Cais da Diretoria do Patrimônio Histórico da Marinha, entre a Praça Mauá e o Museu do Amanhã. Quem quiser acompanhar poderá dar o nome para ir na embarcação, cuja capacidade é de 70 passageiros. As outras pessoas poderão acompanhar a procissão em terra, no Boulevard Olímpico.

Nos dias que seguem, a imagem terá um itinerário bastante intenso e variado, contemplando lugares como a Sede do Cordão da Bola Preta, bloco carnavalesco tradicional da Rio de Janeiro, a Catedral de São Sebastião, o Instituto Nacional de Câncer, o Centro Administrativo da Cidade, a Cadeg, entre outros, conforme o roteiro que segue ao fim desta reportagem. Na sexta-feira, dia 07 de junho, está prevista a carreata pelo Centro do Rio, passando pelas Ruas do Comércio e do Saara, com a Distribuição dos pãezinhos. Haverá também, tanto no dia 07 quanto no dia 08 de junho, bênção e distribuição dos bolos comemorativos pelo Aniversário do Convento e pelo Dia dos Namorados. Além da visita da Imagem peregrina, as tradicionais atrações gastronômicas também farão parte do roteiro comemorativo, com destaque para o Bolo de Santo Antônio, preparado inteiramente na Padaria do Convento, sob a coordenação do Guardião, Frei Walter Ferreira Junior.

Neste ano, por conta das obras de Acessibilidade e Modernização dos elevadores, cuja concussão está prevista para o mês de setembro, o acesso ao Convento ocorre pelas escadas ou pela rampa e escadas junto à saída C da estação do metrô. De acordo com o Guardião, a expectativa é de que a festa, preparada com carinho pelos frades e pela equipe organizadora, mais uma vez será um sucesso. “Que Deus abençoe, por interseção de Santo Antônio, a todos que, nestes dias vierem celebrar conosco nosso querido padroeiro. Com certeza, mais uma vez, viveremos juntos momentos inesquecíveis”, destacou Frei Walter.

Roteiro da imagem peregrina

31/05 – Sexta-feira

Procissão Marítima Marinha com a Imagem Peregrina

 01/06 – Sábado

11h – Cordão da Bola Preta

19h – Comunidade Santo Antônio (São João de Meriti)

 02/06 – Domingo

8h – Mosteiro Nossa Senhora da Ajuda (Concepcionistas) – Vila Isabel

11h – Mosteiro Santa Maria dos Anjos (Clarissas)

18h – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Rocinha

 03/06 – Segunda-feira

9h30 – HemoRio

11h45 – Catedral São Sebastião

 04/06 – Terça-feira

8h30 – Quartel General da Polícia Militar

10h – Quartel General do Corpo de Bombeiros

17h – Saída para Central do Brasil

18h – Missa na Capela da Central do Brasil

 05/06 – Quarta-feira

10h – Fecomércio

14h – Hospital Municipal Souza Aguiar

06/06 – Quinta-feira

9h – Câmara Municipal

11h30 – Assembleia Legislativa

15h – Visita e encontro com funcionários do BNDES (Largo da Carioca)

 07/06 – Sexta-feira

7h30 – Rádio Tupi – Show do Antônio Carlos

9h – Carreata com a Imagem Peregrina pelo Centro do Rio/Saara

14h – MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR)

 08/06 – Sábado

11h – CADEG

 09/06 – Domingo

5h – Rádio Tupi – Programa Domingo Show

10h- Casa Franciscana (Serviço Franciscano de Solidariedade)

 10/06 – Segunda-Feira

14h – Instituto Nacional de Câncer

 11/06 – Terça-Feira

9h – Palácio da Cidade (Prefeito Eduardo Paes)

14h – Fundação São Martinho – Arcos da Lapa

 12/06 – Quarta-feira

9h – Palácio Guanabara (Governado do Estado)

12h – Bênção e Bolo dos Casais

 13/06 – DIA  DE SANTO ANTÔNIO

MISSA NO CRISTO REDENTOR


Equipe de  comunicação

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download mobile firmware
Download WordPress Themes Free
online free course