Nossa Senhora de Nazaré e Santo Antônio: encontro de bênçãos para o Rio de Janeiro

19/07/2024

Um dos primeiros lugares visitados pela Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2024 da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Convento Santo Antônio do Largo da Carioca abriu suas portas para receber, junto à imagem, os peregrinos e devotos da “Mãe da Amazônia”. A chegada foi nesta quinta-feira (18/06), às 11h. Antes das 10h30 o carro com a Berlinda carregando a Santa apontou junto ao portão do Convento. Veio conduzida pelos guardiães de Nossa Senhora de Nazaré e com a presença do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, do Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, Padre Francisco Maria Assis, do Pároco da Catedral do Rio de Janeiro, Cônego Claudio dos Santos. Foi recebida, em nome dos frades, pelo Guardião do Convento Santo Antônio, Frei Walter Ferreira Junior, logo reunindo em torno da imagem considerável número de fiéis devotos.

Foi conduzida pela escadaria de mais de cem degraus até a porta da Igreja, num percurso onde a fé e a alegria superaram o cansaço. Recebida pelos fiéis que acenavam com lenços amarelos e brancos, a imagem foi entronizada no lugar especialmente preparado para ela próximo ao altar de Santo Antônio. A celebração, marcada pela simplicidade e pela concentração dos participantes, foi conduzida pelo Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Padre Assis que, em sua breve reflexão, destacou o significado profundo da experiência de fé vivida pelo povo no Círio de Nazaré: “Por mais que haja reportagens e bons documentários produzidos sobre o Círio, a grande força desta manifestação de fé se dá quando ela é vivenciada pessoalmente”, destacou. O padre também recordou os muitos gestos de fraternidade e solidariedade que ocorrem durante a celebração do Círio, realizada sempre no 2º Domingo de outubro, em Belém do Pará, reunindo mais de 2 milhões de pessoas: “Mais de uma vez vi uma garrafinha pequena de água ser dividida por dez ou quinze pessoas, cada uma tomando um pouco para se refrescar do forte calor e poder cumprir aquela exigente jornada de fé”, testemunhou o reitor.

Fazendo alusão à grande corda que é uma das marcas principais do Círio em Belém, o Guardião do Convento, Frei Walter, ressaltou que a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré entre o povo vem tornar ainda mais forte a corda que une cada pessoa e a comunidade de fé a Deus. “Nós só temos a agradecer por este carinho tão especial de Nossa Senhora ter vindo visitar o Convento Santo Antônio”, declarou com gratidão Frei Walter. Também esteve presente o Vigário Episcopal do Vicariato Urbano, Padre Wagner Toledo, que destacou a misericórdia de Maria como uma de suas principais lições para a Igreja hoje.

Logo após o momento de prece, a Imagem permaneceu na igreja do Convento para a veneração dos fiéis. Houve ainda a oração do Terço, dirigida por Frei Guido Scotini. Ao meio-dia, Frei Neylor Tonin presidiu a Eucaristia ainda com a presença da imagem. Às 13h, a Imagem Nossa Senhora de Nazaré precisou seguir a peregrinação, sendo conduzida para a Capela Nossa Senhora de Nazaré, na Cacuia, Ilha do Governador, onde era aguardada às 14h. O lema do Círio 2024 da Arquidiocese do Rio é “Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus” e a programação segue até o próximo domingo, dia 21 de julho.


Equipe de comunicação Convento Santo Antônio- Largo da Carioca

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=