Irmão Vento e Irmã Água inspiram devotos de Santo Antônio no Rio de Janeiro

06/06/2025

A 343ª Trezena de Santo Antônio segue atraindo grande número de fiéis e devotos, trazendo como temas diários os versos do Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco há 800 anos. Na quarta-feira, 04 de junho, quinto dia, foi ocasião de recordar o “Irmão Vento, o ar, sereno, nublado e todo o tempo”. No início da reflexão no convento centenário que leva o mesmo nome do santo, o pregador, Frei Odécio Lima de Souza, recordou a própria infância quando, ansioso para jogar bola com os amigos, de repente era surpreendido por um temporal. Essa situação o levava a “brigar com Deus” por ter mandado o “mau tempo”. Diante da insatisfação, seu avô dizia que todo tempo era bom e que as tempestades com vento levavam os galhos secos das árvores, ajudando-as a se tornarem mais viçosas e bonitas. Também recordou o trecho bíblico do livro do Gênesis, quando, após concluir a obra da criação, “Deus viu que tudo era muito bom”.

Frei Odécio exortou a assembleia a tornar o amor manifesto por Deus na criação em ações práticas de caridade. Para ilustrar o apelo, citou o milagre de Santo Antônio, que multiplicou os pães da despensa do Convento para distribuí-los aos pobres.

Na quinta, 05 de junho, sexto dia, o tema foi a “Irmã Água”, descrita por São Francisco como “humilde, boa, preciosa e casta”. Na reflexão, Frei Odécio fez uma catequese a partir das características da água descritas por São Francisco.

Além das celebrações no Convento, a Trezena segue sendo celebrada também com as visitas de “Santo Antônio Peregrino”. Na tarde de quarta-feira, a visita da imagem foi à Unidade III do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que atua no cuidado do câncer de mama. Foi ocasião de gratidão e prece junto a um grupo de trabalhadores da Unidade e também de alguns acompanhantes de pacientes. Frei Gustavo Medella recordou a preciosidade de cada pequeno gesto realizado pela equipe que trabalha naquela unidade de saúde: “Até a colherada de gelatina que refresca a boca ferida de quem passa por um exigente tratamento é um gesto que agrada a Deus”, destacou. Houve a declamação do “Cântico das Criaturas” por duas funcionárias da unidade. Logo após a breve celebração, Frei Gustavo e Frei Róger Brunorio percorreram os setores de quimioterapia, radioterapia e as enfermarias dos andares 5 e 6. Levaram a relíquia e distribuíram os pãezinhos a quem desejasse, deixando sempre uma palavra de esperança e solidariedade em nome do Convento e de toda a Igreja.

Na quinta-feira foi dia de visitar as “Casas de Leis”. Às 10h, a imagem chegou à Câmara dos Vereadores, no Palácio Pedro Ernesto, onde, conduzida por Frei José Francisco e Frei Cláudio Broca, foi recebida pelo presidente da Casa, Vereador Carlo Caiado, o Secretário, Vereador Rafael Aloísio Freitas, e o Vereador Diego Faro, além de servidores e do Coral da Câmara. No momento de reflexão, Frei José Francisco enfatizou a importância da Lei desde os tempos de Moisés, ressaltando seu valor para a organização justa da sociedade. Reforçou que a visita de Santo Antônio à Casa de Leis do Município deseja recordar o compromisso de partilha, solidariedade e cuidado integral que deve sempre pautar a atividade legislativa. Também agradeceu à Casa pela deferência em promulgar a Lei 8.533, de agosto de 2024, que instituiu a Trezena e a Festa do Convento Santo Antônio como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Rio de Janeiro.

A celebração seguiu também com uma homenagem realizada pelos próprios parlamentares. O presidente da Casa manifestou gratidão pela visita, definindo-a como uma ocasião especial de bênção para a cidade e todos os cariocas. Acompanhado pelo Coral, o Vereador Diego Faro cantou a Ladainha de Santo Antônio e, representando toda a equipe da Câmara, o Vereador Rafael declamou o Cântico das Criaturas, tema da Trezena deste ano.

Foto: Victor Ferreira Santos/CMRJ

Às 12h, o andor com a imagem peregrina foi conduzido para o prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde foi recebida pelo Capelão, Padre Manoel Pacheco de Freitas Neto. Às 12h15, foi celebrada a Missa no auditório da Assembleia, com a presidência de Frei Cláudio Broca. Logo após a celebração, Santo Antônio “circulou” pelo prédio, indo até a Presidência da Casa e à sede da TV e da Rádio Alerj. Ao final da visita, Frei Cláudio e Frei José Francisco foram recebidos no gabinete do Deputado Fred Pacheco.


Equipe de Comunicação Convento Santo Antônio – Rio de Janeiro

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download intex firmware
Premium WordPress Themes Download
free online course