Do claustro do Convento Santo Antônio nasce o sonho de uma nação independente

31/08/2022

O Brasil vai comemorar 200 anos de independência na próxima quarta-feira (7) e o Jornal Hoje preparou uma série especial que vai contar como foi esse processo. Um mergulho na história do país através dos símbolos da independência, como a ‘mesa do fico’, onde foi escrito o manifesto que convenceu o príncipe português Dom Pedro a não voltar a Portugal, e ficar no Brasil.

Peroba do campo, dois metros de diâmetro, 80 centímetros de altura. Móvel talhado no século XVII. Ao redor desta mesa foi planejada a independência do Brasil. É a conclusão da pesquisa feita no claustro do Convento de Santo Antônio, que guarda vários registros da época em que era frequentado por Dom Pedro.

Neste convento viveu Frei Sampaio que comandava as reuniões do grupo conhecido como clube da resistência. Num destes encontros foi feito o manifesto do fico, e tudo indica que ele redigiu o documento sobre a mesa. Os corredores do convento são o cenário onde o sonho de uma nação independente começa a se transformar em realidade. O grupo que participava de reuniões secretas planejava estratégias para conseguir mais apoio para a chamada “causa brasileira” e eles tem sucesso. O movimento que começou lá ultrapassou os limites dos claustros do convento e da corte do Rio de Janeiro em outro ambiente cheio de mistérios, a maçonaria.

“Os portugueses estavam muito incomodados com aquela situação que foi colocada pela elevação do Brasil a Reino Unido. Eles vislumbraram ali a perda da Colônia. Começaram a pressionar pelo retorno de Dom Pedro e isso causou muita indignação das elites locais. Outra coisa foi o ponto da discórdia nesse embate entre portugueses poderosos do reino e do Brasil foi o esvaziamento do poder decisório sobretudo nas questões jurídicas, o que a gente conhece como Supremo Tribunal Federal, os portugueses de Portugal queriam levar os tribunais de apelações finais para Portugal e isso causou uma indignação na opinião pública da corte, sobretudo, mas no Brasil em geral”, explica Jurandir Malerba, professor de história da UFRGS.

O manifesto se multiplicou em outros documentos que correram pelas províncias e ganharam milhares de assinaturas. Ele e outros documentos que registram essa articulação para a independência estão no arquivo da cidade do Rio de Janeiro.

“Porque o Rio era a capital, então ele era a sede do Senado da Câmara, era aqui que Dom João Vl morou, e foi aqui que Dom Pedro l morou. Então o Senado da Câmara tomava todas as decisões, nós temos as atas do Senado da Câmara, nós temos toda a comprovação histórica digitalizando estes documentos. Contratamos uma empresa técnica que faz a fotografia numa máquina fotográfica especial, que tira sombras. E depois vamos transcrever porque é muito difícil ler, o que está escrito com aquela letra antiga, pico de pena e tal. Nós vamos botar no site do arquivo da cidade, mostrando estes documentos e contando o processo de independência”, diz Rosa Maria Araújo, presidente do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Após a declaração do fico na sacada do Paço Imperial, as tropas de Portugal tentaram reagir e ameaçaram sequestrar Dom Pedro. O clima era tão tenso que a princesa Leopoldina partiu da Quinta da Boa Vista com os filhos pequenos para a fazenda da família real em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

Na cripta do convento de Santo Antônio estão os restos mortais do primogênito de Pedro e Leopoldina, João Carlos, que morreu com apenas 11 meses, após ficar doente durante a viagem a Santa Cruz. “Dona Leopoldina era filha do imperador da Áustria. Dom Pedro era emotivo, né? Com a morte desse filho, desestrutura ele, ele escreve cartas chorando para José Bonifácio, para o sogro lá, enfim ele fica arrasado com a morte do filho”, conta a historiadora Isabel Lustosa.

A revolta pela morte do filho e a vinda de José Bonifácio de São Paulo para ser o principal ministro do príncipe empurram Dom Pedro para o desfecho que começa a se tornar inevitável – a separação de Portugal.


FONTE: Jornal Hoje/Rede Globo

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download micromax firmware
Download WordPress Themes
online free course