Celebração Eucarística marca os 414 anos de fundação do Convento Santo Antônio

05/06/2022

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 4 de junho de 2022, a Celebração Eucarística das 10 horas comemorou os 414 anos de Fundação do Convento dos frades franciscanos do Largo da Carioca. Contou também com a presença do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (RJ), membros da Ordem Francisca Secular, frades e o povo que lotou a centenária Igreja dedicado ao santo franciscano.

“Podemos ter certeza de que, nestes 414 anos, não houve um dia sequer em que a intercessão de Santo Antônio tivesse deixado de ser invocada por devotos que se espalham pelos quatro cantos desta Cidade Maravilhosa”, disse o Guardião e Reitor do Convento Santo Antônio, Frei Walter Ferreira Junior, no comentário inicial da missa que foi presidida por Frei José Clemente Müller, pregador da Trezena.

SANTO ANTÔNIO É DO LARGO DA CARIOCA, É DO RIO DE JANEIRO, É DO BRASIL

Frei Walter recorreu à história para explicar esta comemoração centenária. “Neste morro doado aos franciscanos pelo então governador Martim de Sá, em 19 de abril de 1607, instalou-se, a partir de 4 de junho de 1608, com o lançamento da pedra fundamental do Convento, esta construção imponente cuja história se entrelaça com a história do Brasil. Aqui viveram e passaram santos, intelectuais, artistas, monarcas, políticos, juristas, mas também foi lugar de acolhida do povo simples, das pessoas devotas, daqueles que, sem terem a quem recorrer, valiam-se da fé no Santo de quem se consideravam amigos e companheiros. Santo Antônio jamais desviou o olhar de quem viesse a seu encontro. E ainda segue sendo a mesma presença atenciosa na vida dos pobres e simples de nosso tempo”, disse.

Para o guardião do Convento, celebrar 414 anos de fundação é recordar com gratidão as bênçãos que o Senhor diariamente derrama sobre o Rio de Janeiro e sobre o povo carioca por intercessão de “Nosso Querido Santo Antônio da Cidade Maravilhosa” -este também é o lema da 340ª Trezena de Santo Antônio deste ano.

“É também ocasião de reafirmarmos com Santo Antônio o nosso compromisso concreto com os pobres e desvalidos, com quem ele jamais deixou de repartir o pão. Que nosso amado Convento Santo Antônio permaneça e cresça como lugar da presença amorosa de Deus no coração desta cidade, inspirando em todos aqueles que sobem esta montanha os melhores sentimentos e atitudes que o Senhor deseja despertar no coração de seus filhos e filhas”, desejou.

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free