Celebração Eucarística marca os 414 anos de fundação do Convento Santo Antônio

05/06/2022

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 4 de junho de 2022, a Celebração Eucarística das 10 horas comemorou os 414 anos de Fundação do Convento dos frades franciscanos do Largo da Carioca. Contou também com a presença do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (RJ), membros da Ordem Francisca Secular, frades e o povo que lotou a centenária Igreja dedicado ao santo franciscano.

“Podemos ter certeza de que, nestes 414 anos, não houve um dia sequer em que a intercessão de Santo Antônio tivesse deixado de ser invocada por devotos que se espalham pelos quatro cantos desta Cidade Maravilhosa”, disse o Guardião e Reitor do Convento Santo Antônio, Frei Walter Ferreira Junior, no comentário inicial da missa que foi presidida por Frei José Clemente Müller, pregador da Trezena.

SANTO ANTÔNIO É DO LARGO DA CARIOCA, É DO RIO DE JANEIRO, É DO BRASIL

Frei Walter recorreu à história para explicar esta comemoração centenária. “Neste morro doado aos franciscanos pelo então governador Martim de Sá, em 19 de abril de 1607, instalou-se, a partir de 4 de junho de 1608, com o lançamento da pedra fundamental do Convento, esta construção imponente cuja história se entrelaça com a história do Brasil. Aqui viveram e passaram santos, intelectuais, artistas, monarcas, políticos, juristas, mas também foi lugar de acolhida do povo simples, das pessoas devotas, daqueles que, sem terem a quem recorrer, valiam-se da fé no Santo de quem se consideravam amigos e companheiros. Santo Antônio jamais desviou o olhar de quem viesse a seu encontro. E ainda segue sendo a mesma presença atenciosa na vida dos pobres e simples de nosso tempo”, disse.

Para o guardião do Convento, celebrar 414 anos de fundação é recordar com gratidão as bênçãos que o Senhor diariamente derrama sobre o Rio de Janeiro e sobre o povo carioca por intercessão de “Nosso Querido Santo Antônio da Cidade Maravilhosa” -este também é o lema da 340ª Trezena de Santo Antônio deste ano.

“É também ocasião de reafirmarmos com Santo Antônio o nosso compromisso concreto com os pobres e desvalidos, com quem ele jamais deixou de repartir o pão. Que nosso amado Convento Santo Antônio permaneça e cresça como lugar da presença amorosa de Deus no coração desta cidade, inspirando em todos aqueles que sobem esta montanha os melhores sentimentos e atitudes que o Senhor deseja despertar no coração de seus filhos e filhas”, desejou.

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download micromax firmware
Download WordPress Themes
udemy free download