A Pia União de Santo Antônio

20/04/2019


O Centro Primário da Pia União de Santo Antônio tem a sua sede em Roma, Itália, na Igreja de Santo Antônio, Via Merulana,124. O Centro Nacional da Pia União é aqui no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca,RJ,  que segue o mesmo Estatuto do Centro primário com algumas adequações a realidade local.

OBJETIVO DA PIA UNIÃO

  1. Dar graças a Deus pelos singulares privilégios de que foi enriquecido Santo Antônio e pela glória com que o galardoou no céu e na terra.
  1. Pedir ao Santo que se digne socorrer a todos que o invocam nas necessidades da alma e do corpo, e tudo esperam do reino e justiça de Deus.
  1. Ajudar na preparação e no brilho piedoso da Trezena de Santo

Antônio e fazer da Festa do Santo um grande momento de religiosidade popular e confraternização.

  1. Socorrer as necessidades dos mais necessitados através da Obra do PÃO DOS POBRES DE SANTO ANTÔNIO, com

mensalidades, doações, campanhas, rifas, festas, livro de ouro, trabalho voluntário, bazar e diversas atividades e obras piedosas. Toda arrecadação vai para as Obras Sociais do Convento de Santo Antônio (SEFRAS) e para a distribuição do pão aos pobres.

A PIA UNIÃO TEM TAMBÉM A FINALIDADE : 

  1. Rezar pelos incrédulos ou pelos que perderam a fé, para que alcancem a luz de Deus em seu caminho.
  1. Rezar pelos pecadores, tão amados por Santo Antônio, para que recuperem a Divina Graça.
  1. Criar e animar a união entre as Três Ordens Franciscanas, e inspirados na mesma Regra de Vida e Constituições, levar à Família Franciscana a vida, a espiritualidade e as obras do Santo, para que todos possam conhecer e imitar o ardor antoniano no caminho da perfeição seráfica.
  1. Que não falte aos pobres o pão de cada dia.
  1. Que todos consigam readquir os bens perdidos, não só materiais, mas da própria reputação.

A PIA UNIÃO TEM POR OBRIGAÇÕES: 

  1. Recitar todo dia por três vezes o Glória ao Pai, dando graças à Santíssima Trindade pelo admirável poder que outorgou a Santo Antônio.
  1. Recitar cada dia, uma vez, o responsório “Si quaeris”, em honra do Santo; ou o Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
  1. Dar uma esmola à Caixa dos Pobres toda vez que receber um obséquio por favor do Santo.
  1. Enviar ao Frade ou Sacerdote Diretor Espiritual ou a Presidente da Pia União, a relação das graças concedidas pelo Santo.
  1. Participar da Missa das 8h de cada primeira terça feira do mês,celebrada no Convento de Santo Antônio, participando assim da Bênção e outras Devoções ao Santo.
  1. Colaborar com a mensalidade estabelecida.

ADMISSÃO A PIA UNIÃO DE SANTO ANTÔNIO 

As pessoas devotas do Santo que desejarem filiar-se à Pia União, darão seus nomes e endereço. Serão formadas nas finalidades e mística da Pia União e no ato da Admissão ( com data e momento oportuno ) receberão o  distintivo,diploma e textos normativos da Pia União. O distintivo da Pia União de Santo Antônio, adotado  pela associação aqui no Convento, consiste numa fita de seda verde com a cruz  e medalha de Santo Antônio  para as iniciantes; e uma fita mais larga para as zeladoras.

ALGUNS PRIVILÉGIOS  DA PIA UNIÃO 

Desde o momento da Admissão, os associados começam a participar dos frutos da Missa que, em todas as terças feiras, é celebrada na igreja de Santo Antônio, em Roma, e nas intenções comunitárias da Missa do Convento do Largo da Carioca, RJ; por intenção sua e de todos os demais benfeitores.

Participam das Comunicações do Ministro Geral da Ordem no que se refere as orações e obras praticadas pelos frades da OFM do mundo inteiro.

Indulgência Plenária no dia da Admissão, na Festa de Santo Antônio, confessando-se e comungando, visitando uma igreja e orando nas intenções do Sumo  Pontífice.

Como Associação canonicamente ereta, a Pia União de Santo Antônio, já não existe mais em muitos lugares do mundo; mas aqui no Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca ela está muito  viva e participativa!

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free
download xiomi firmware
Download WordPress Themes Free
online free course