O Centro Primário da Pia União de Santo Antônio tem a sua sede em Roma, Itália, na Igreja de Santo Antônio, Via Merulana,124. O Centro Nacional da Pia União é aqui no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca,RJ, que segue o mesmo Estatuto do Centro primário com algumas adequações a realidade local.
OBJETIVO DA PIA UNIÃO
- Dar graças a Deus pelos singulares privilégios de que foi enriquecido Santo Antônio e pela glória com que o galardoou no céu e na terra.
- Pedir ao Santo que se digne socorrer a todos que o invocam nas necessidades da alma e do corpo, e tudo esperam do reino e justiça de Deus.
- Ajudar na preparação e no brilho piedoso da Trezena de Santo
Antônio e fazer da Festa do Santo um grande momento de religiosidade popular e confraternização.
- Socorrer as necessidades dos mais necessitados através da Obra do PÃO DOS POBRES DE SANTO ANTÔNIO, com
mensalidades, doações, campanhas, rifas, festas, livro de ouro, trabalho voluntário, bazar e diversas atividades e obras piedosas. Toda arrecadação vai para as Obras Sociais do Convento de Santo Antônio (SEFRAS) e para a distribuição do pão aos pobres.
A PIA UNIÃO TEM TAMBÉM A FINALIDADE :
- Rezar pelos incrédulos ou pelos que perderam a fé, para que alcancem a luz de Deus em seu caminho.
- Rezar pelos pecadores, tão amados por Santo Antônio, para que recuperem a Divina Graça.
- Criar e animar a união entre as Três Ordens Franciscanas, e inspirados na mesma Regra de Vida e Constituições, levar à Família Franciscana a vida, a espiritualidade e as obras do Santo, para que todos possam conhecer e imitar o ardor antoniano no caminho da perfeição seráfica.
- Que não falte aos pobres o pão de cada dia.
- Que todos consigam readquir os bens perdidos, não só materiais, mas da própria reputação.
A PIA UNIÃO TEM POR OBRIGAÇÕES:
- Recitar todo dia por três vezes o Glória ao Pai, dando graças à Santíssima Trindade pelo admirável poder que outorgou a Santo Antônio.
- Recitar cada dia, uma vez, o responsório “Si quaeris”, em honra do Santo; ou o Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
- Dar uma esmola à Caixa dos Pobres toda vez que receber um obséquio por favor do Santo.
- Enviar ao Frade ou Sacerdote Diretor Espiritual ou a Presidente da Pia União, a relação das graças concedidas pelo Santo.
- Participar da Missa das 8h de cada primeira terça feira do mês,celebrada no Convento de Santo Antônio, participando assim da Bênção e outras Devoções ao Santo.
- Colaborar com a mensalidade estabelecida.
ADMISSÃO A PIA UNIÃO DE SANTO ANTÔNIO
As pessoas devotas do Santo que desejarem filiar-se à Pia União, darão seus nomes e endereço. Serão formadas nas finalidades e mística da Pia União e no ato da Admissão ( com data e momento oportuno ) receberão o distintivo,diploma e textos normativos da Pia União. O distintivo da Pia União de Santo Antônio, adotado pela associação aqui no Convento, consiste numa fita de seda verde com a cruz e medalha de Santo Antônio para as iniciantes; e uma fita mais larga para as zeladoras.
ALGUNS PRIVILÉGIOS DA PIA UNIÃO
Desde o momento da Admissão, os associados começam a participar dos frutos da Missa que, em todas as terças feiras, é celebrada na igreja de Santo Antônio, em Roma, e nas intenções comunitárias da Missa do Convento do Largo da Carioca, RJ; por intenção sua e de todos os demais benfeitores.
Participam das Comunicações do Ministro Geral da Ordem no que se refere as orações e obras praticadas pelos frades da OFM do mundo inteiro.
Indulgência Plenária no dia da Admissão, na Festa de Santo Antônio, confessando-se e comungando, visitando uma igreja e orando nas intenções do Sumo Pontífice.
Como Associação canonicamente ereta, a Pia União de Santo Antônio, já não existe mais em muitos lugares do mundo; mas aqui no Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca ela está muito viva e participativa!