O Convento Santo Antônio recebeu, na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, a Imagem Peregrina de São Sebastião, por ocasião da Trezena em preparação à Festa do Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. O tema deste ano é “São Sebastião, Peregrino da Esperança”. O cortejo, conduzido pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, chegou às 9h, e foi recebido junto ao portão da escadaria pelos frades e pelos fiéis. Estiveram presentes Frei Cláudio Broca, Frei José Pereira, Frei Róger Brunorio e Frei Gustavo Wayand Medella.
Na reflexão sobre a Palavra de Deus, o Cardeal recordou a importância da missão dos frades junto ao Convento para a Igreja do Rio de Janeiro, especialmente como centro de peregrinação para as confissões. “O Sacramento da Confissão faz parte do Jubileu que estamos celebrando neste ano. É o encontro com a Misericórdia de Deus neste tempo de esperança que vivemos”, frisou. Dom Orani aproveitou também para exortar os participantes da celebração sobre o compromisso de anunciar o Reino e fazer discípulos que Jesus conferiu a seus seguidores.
Na oração a São Sebastião, os participantes pediram ao Santo que proteja o povo carioca e todos os que vivem no Rio de Janeiro contra toda espécie de epidemia: corporal, moral e espiritual. São Sebastião é conhecido como protetor contra a epidemia, a fome e as guerras. Para o Vigário provincial e membro da Fraternidade do Convento Santo Antônio, Frei Gustavo, a visita é um impulso de esperança e vigor tanto para os frades quanto para os frequentadores do Convento. “Sem dúvida, São Sebastião e Santo Antônio foram semeadores da Esperança. A peregrinação do padroeiro da Cidade a tantos lugares neste tempo trezena manifesta a proximidade da Igreja com seu povo, nas mais variadas situações existenciais. Levar a imagem do santo a estes lugares, assim como procuramos fazer com a imagem de Santo Antônio no mês de junho, é um sinal muito eloquente de esperança e consolo para o coração do povo”, destacou.
Logo após a celebração, a Imagem de São Sebastião seguiu para a Livraria Paulinas, na Rua México, também no Centro do Rio de Janeiro. Até o dia 19 de janeiro, a imagem percorrerá dezenas de lugares diferentes da capital, preparando a grande festa de São Sebastião, celebrada no dia 20 de janeiro.
Equipe de Comunicação – Convento Santo Antônio do Largo da Carioca