Com as boas-vindas do Frei Valdir Laurentino e fala sobre a importância das ações de prevenção a acidentes, o Seminário Franciscano Frei Galvão realizou no mês de março mais uma edição dos Treinamentos de Segurança do Trabalho. A atividade é realizada a cada seis meses, contou com a presença de todos os colaboradores, representantes do voluntariado e de representações dos postulantes.
As ações visam complementar as medidas de segurança já implementadas com a instalação de hidrantes, extintores, sinalização e detectores de fumaça, distribuídos em todo o Seminário e validadas pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
No primeiro momento foi realizado o Curso de Brigada, Prevenção e Combate de Incêndios para estabelecer um padrão de comportamento, visando uma atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico em situações de emergência. O treinamento foi conduzido pelo bombeiro e técnico de segurança, Francimar Diniz dos Santos.
Os participantes vivenciaram experiências práticas feitas em campo aberto com o uso de botijões, extintores e hidrante, nas quais puderam compreender o funcionamento dos equipamentos e a melhor forma de agir nas situações emergenciais.
Por fim, o curso foi finalizado com a formação sobre a NR 6 (norma regulamentadora), que aborda o uso dos equipamentos de proteção individual, chamados de EPI´S. O profissional de segurança ressaltou que estes equipamentos não visam necessariamente evitar acidentes, mas sim garantir mais segurança e minimizar danos para as pessoas que fazem seu uso adequado.
Ainda no mês de março foram realizados mais duas atividades que visaram garantir a segurança e o bem-estar da fraternidade. Foi feito mais um treinamento prático de brigada para a fraternidade (todos os postulantes e frades) e entrega oficial dos EPI´s, com explicação prática sobre a forma e momento de utilização de cada um dos equipamentos de segurança. Como forma de fixação e observância do uso dos EPI´s, em cada espaço de trabalho no Seminário há uma comunicação sobre o uso dos equipamentos cabíveis ao colaborador.
Giovanni Bezerra