Com imensa alegria o Seminário Franciscano Frei Galvão acolheu no dia 23 de março, véspera da celebração de Domingos de Ramos, o XIV Encontro de Coros da Semana Santa, com a presença de cerca de 250 pessoas e apresentação de seis corais.
O Encontro de Coros da Semana Santa surgiu em 2008 com o objetivo de realizar um repertório específico, pertinente ao período quaresmal, com todas as apresentações na língua latina. Os maestros Rafael Braga e Sandra Mendes Sampaio buscaram peças e autores diferentes, pesquisando diferentes sonoridades idealizadas por músicos de épocas e lugares distintos, mas sempre no mesmo tema: textos e melodias adequadas ao período da Semana Santa. Dentre as influências e compositores destacam-se obras de três músicos húngaros (Zoltan Kodály, Lajos Bárdos e György Deák-Bárdos).
Na acolhida do grupo o Guardião do Seminário, Frei João Francisco da Silva, recepcionou o grupo recordando dos outros vários anos nos quais os corais se apresentaram nesta casa franciscana. O Maestro Rafael expressou em nome de todos os coralistas a gratidão pela acolhida e organização do Seminário, que recebeu nesta noite cerca de 150 integrantes dos corais. O Maestro ainda recordou a troca de mensagens com o Frei João e a tristeza de ambos pela interrupção das apresentações na época da pandemia do COVID.
Marcaram presença corais de Guaratinguetá e São José dos Campos: Coral ADCCTA (Associação Desportiva Classista dos Servidores Civis e Militares do Centro Técnico Aeroespacial), Coral da FEG UNESP (Universidade Estadual Paulista – Câmpus Guaratinguetá), Coral do ICT Unesp (Instituto de Ciência e Tecnologia – São José dos Campos), Coral Libercanto, Coral para Todos e Coral Nova Schola Cantorum Tagaste.
Louvamos e bendizemos a Deus pela música e pelo dom destes coralistas que proporcionaram uma feliz e agradável noite para todos os presentes!