No dia 15 de fevereiro o Seminário Franciscano promoveu, em parceria com o Santuário Frei Galvão, um evento formativo voltado para as pessoas que trabalham com o turismo religioso, com atividades formativas e práticas durante todo o dia.
Cerca de 35 pessoas participaram desta atividade que contou em sua programação com as seguintes temáticas: valores franciscanos (Frei Valdir Laurentino); visão geral – documentos da Igreja, a Ordem Franciscana, a Província Franciscana da Imaculada e a presença franciscana em Guaratinguetá (Frei João Francisco da Silva); a vida de Frei Galvão (Giovanni Bezerra).
Tivemos ainda duas importantes visitas guiadas: Frei Alexandre Rohling (Frei Xandão), juntamente com o Frei João Francisco e com o colaborador Giovanni Bezerra. Fizeram um tour pelos atrativos do Seminário, explicando elementos religiosos e históricos, bem como aspectos próprios da visitação e do guiamento nestas áreas internas abertas para a visitação. A mesma experiência foi conduzida pelo Frei Diego, no Santuário Frei Galvão, permitindo a todos que conhecessem as novas obras e os espaços disponibilizados para o acolhimento dos devotos.
E, com imensa alegria, contamos com presença e apresentações de outros parceiros: Fazenda da Esperança, com a presença do Padre Fabiano, reitor do Santuário da Esperança, Ana Paula Diniz e outros dois voluntários da Fazenda da Esperança. Tivemos, ainda, duas falas importantes diretamente ligadas aos profissionais de turismo: o presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Guaratinguetá), Ricardo Teberga, além de dois membros do conselho direto da AGCTUR (Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso), Fátima Midões e Adriano Reis.
Juntamente com o Frei Diego, Guardião da Fraternidade Frei Galvão e Reitor do Santuário, compuseram a equipe do Santuário Frei Galvão, o administrador Luis Fillipy e a responsável pelo marketing, Flávia Pereira. E, do lado do Seminário Franciscano Frei Galvão participaram da organização do evento Giovanni Bezerra, gerente, além do auxiliar administrativo Vinícius da Rosa.
Esta foi a 6ª edição formativa promovida pelo Seminário, para os profissionais de turismo. Em edições anteriores já realizamos este trabalho com profissionais de outras categorias como dentistas e arquitetos. Graças ao excelente êxito desta ação formativa, em breve planejaremos mais uma edição.
Frei João Francisco, definidor e Guardião do Seminário destaca a alegria pela iniciativa e execução repleta de êxito de uma formação para profissionais que trabalham com turismo. Em sua fala, o Frei João Francisco enfatizou a importância de que todos os profissionais de turismo busquem regularizar-se na profissão e que as abordagens do dia eram informações sobre o que é próprio e característico das entidades religiosas que acolhem os visitantes em suas dependências.
Diversas cidades compõem o circuito turístico religioso que tem destaque com o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Canção Nova e as visitações relacionadas a São Frei Galvão, o Santuário e o Seminário. Em média, um milhão de pessoas por mês visitam esta região chamada também de vale religioso, por motivações religiosas. A cidade de Guaratinguetá recebe em média 40 mil devotos/mês.
Texto por Giovanni Bezerra