Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Galvão é celebrado no Seminário que leva seu nome

26/10/2021

“Santo da paz e da caridade”, com esse título dado ao primeiro santo brasileiro, Frei João Francisco iniciou sua homilia na festa do Padroeiro do Seminário. A assembleia foi exortada a entender que a paz e a caridade são as marcas próprias de cada cristão, especialmente para aqueles que assumem ser sinal de esperança e doação no mundo.

Segundo o guardião do Seminário, se praticarmos a caridade e o amor fraternal, a exemplo de Frei Galvão, seremos reconhecidos como verdadeiros seguidores do Senhor. O mandamento do amor é o último e principal mandamento do Senhor a ser vivido na prática, nos gestos em cada cotidiano, nas relações para com o próximo. Somos impelidos a sairmos de nós mesmos, enxergando no próximo suas qualidades, suas chagas e limites.

O valor da caridade é indiscutível salienta Frei João Francisco. Ao exemplo de Frei Galvão devemos nos voltar à caridade ao próximo, pobres e excluídos e sermos arautos da paz. Destacou ainda em sua fala que a vida de São Frei Galvão é visível em duas dimensões: a do evangelho e da caridade. Foi com seu carisma e sabedoria que o santo atraía as pessoas à Deus.

Devoto de Maria vivendo com profundidade o carisma franciscano e mariano, Frei Galvão se dedicou à salvação das almas em suas viagens e em seu serviço de doação à vida evangélica com fidelidade, inspirando a todos nós até hoje. Foi exemplo de irmão menor vivendo na simplicidade e na doação.

Após a comunhão houve a distribuição das pílulas de São Frei Galvão e a bênção com a relíquia do Santo para todo o povo presente. Frei João recordou também a graça de receber tantos romeiros mesmo com as dificuldades da pandemia e salientou o belo trabalho realizado junto aos romeiros de Frei Alexandre Rohling (Xandão), na acolhida e expansão do carisma franciscano com a presença dos frades no Santuário Frei Galvão.

No fim da santa Missa houve ainda a bênção e a abertura da tradicional Exposição de Presépios do Seminário, cujo tema desse ano é: “Diversidade na Unidade” – Eis que estarei convosco todos os dias (Mt 28,20). A Mostra tem a curadoria do Frei Róger Brunorio, museólogo e coordenador do Departamento de Bens Patrimoniais da Província da Imaculada Conceição.


Samuel Cavalcanti do Amaral, postulante

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download

Conteúdo Relacionado