No final de janeiro, no dia 27, o Seminário Franciscano Frei Galvão promoveu uma Peregrinação e passeio com parte da equipe do seu voluntariado. Participaram cerca de 30 pessoas.
A primeira parada na programação foi na zona leste de São Paulo, onde pudemos conhecer as raízes da vocação do Frei João Francisco da Silva, indo por primeiro até a Igreja e Creche Santo Antônio que está sob a responsabilidade das Irmãs Servas Franciscanas Reparadoras. Anteriormente, esta entidade tinha a condução das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral. Neste local onde Frei João e a sua família ajudaram pastoralmente antes do seu ingresso para o Seminário, pudemos conhecer as atividades desenvolvidas pelas irmãs e um pouco da realidade socioeconômica do entorno, além de tomar um farto café preparado pela família do Frei João. Em seguida, formos até a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, local onde o frei foi ordenado.
Seguimos para o Convento São Francisco, no centro de São Paulo e pudemos aproveitar de uma galinhada que o guardião, Frei Mário Luiz Tagliari, e equipe do Convento, prepararam para a acolhida e almoço dos nossos voluntários. Junto do guardião, o Frei Edvaldo Soares também fez a acolhida.
Posteriormente ao almoço, fizemos com o próprio Frei Mário a visitação às diversas áreas do Convento (Capela, andar superior com o coro e o Memorial dedicado ao primeiro santo brasileiro, Frei Galvão). Sempre solícito e fraterno, o Frei Mário, além de uma fala sobre os aspectos religiosos e históricos, foi esclarecendo dúvidas e partilhando curiosidades sobre esse convento que possui enorme importância histórica e religiosa.
Saindo do Convento São Francisco, fomos para o Mosteiro da Luz, local onde além, da visita ao túmulo do Santo e da Igreja idealizada e construída por ele, pudemos também conhecer o Museu de Arte Sacra, que possui um rico e vasto acervo que conta a história da Igreja no Brasil e no mundo.
E a última parada fez com que o nosso dia de Peregrinação e passeio se fechasse com chave de ouro! Fomos recebidos pelo Frei José Francisco de Cássia, guardião do Convento Santo Antônio e Diretor-Presidente do SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidariedade). A fraternidade graciosamente ofereceu-nos um farto café da tarde. Em seguida, o Frei José fez uma importante e contundente abordagem sobre a atuação social dos franciscanos, por meio do SEFRAS, junto aos mais necessitados. Logo depois, junto dele e do Frei Aloísio Santos, os frades apresentaram-nos as dependências do Convento e a sede administrativa do SEFRAS. No encerramento desta visita, pudemos conhecer e rezar na Igreja de Santo Antônio do Pari, recebendo a Bênção do pároco Frei Wilson Simão, que fez uma interessante partilha sobre a realidade da comunidade local que frequenta essa Paróquia franciscana.
Por fim, às 22h, chegamos todos de volta a Guaratinguetá. Estávamos todos cansados, mas felizes pelo dia de convivência, pela peregrinação e pela oportunidade de conhecer mais sobre a atuação dos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Todos temos a certeza de que esta ação gera laços, identificação com o carisma e nos motiva na continuidade das nossas ações em nível local.
Giovanni Bezerra