Neste ano de 2024, impelidos pelo convite do Papa Francisco para uma Igreja em saída, em sintonia com os documentos e reflexões da Ordem para uma Igreja com o povo e para o povo, e em consonância com a CNBB, que nos convida por meio da Campanha da Fraternidade a praticar a Amizade Social, damos início a algumas ações sociais.
Nestes últimos anos, temos constantemente buscado realizar pequenas e médias obras, visando, como sinal de pobreza, a preservar as estruturas que estão sob a responsabilidade desta fraternidade e estão disponibilizadas para a formação dos futuros franciscanos, ao acolhimento aos devotos de São Frei Galvão, bem como, às ações sociais e de evangelização realizadas pela fraternidade.
Recentemente reformamos o nosso refeitório principal, utilizado especialmente pelos postulantes, mas que agora conta com uma infraestrutura mais propícia para a realização de eventos, que são vitais para o custeio das duas missões da fraternidade, além da manutenção da estrutura física de todo o Seminário.
A última pequena obra realizada foi a revitalização da quadra esportiva, que estava deteriorada, além da reforma dos gradis e telas e reparo da escada de acesso ao campo. Com esta ação podemos em breve dar início à nova ação social da Fraternidade: Projeto Bola de Paz. Esta iniciativa acolherá cerca de 100 pessoas, crianças e adolescentes, que por meio de três oficinas (treino livre, escolinha de futebol e atividade lúdica), usufruirão de um ambiente religioso, saudável e longe da drogadição que tanto assola o entorno deste Seminário.
E, em meados de janeiro, começamos a obra de melhorias em nosso auditório. Faremos a troca do piso, instalação de uma pequena cozinha, abertura de porta, troca de janelas, modificação da lousa e melhorias no equipamento de som e audiovisual. Por meio desta iniciativa, teremos um ambiente mais propício para uso referente às as duas missões da fraternidade, além do uso para locação de eventos religiosos, e de modo especial, utilização da nova ação social: Projeto Chagas. Em memória à comemoração do Jubileu de 800 anos das Chagas de São Francisco, iniciaremos uma atuação social por meio de 4 oficinas, visando a cuidar das feridas que as pessoas carregam em suas vidas, sob a ótica cristã e franciscana. As quatro oficinas serão (Formação, Roda de Conversa, Aconselhamento Espiritual individual e Aconselhamento Psicológico individual).
Para a realização das duas últimas obras (quadra esportiva e auditório) fizemos três orçamentos para cada uma delas. Porém, como economia, optamos por realizar o trabalho de forma mais programada e orgânica com a própria equipe do Seminário e com o apoio de poucos profissionais pontualmente contratados. Desta forma teremos uma economia de 90% em relação à obra da quadra esportiva e de 60% em relação à obra do auditório.
Salientamos que a parceria com o SEFRAS e os diálogos que se iniciaram junto ao Frei José Francisco de Cássia, presidente do SEFRAS, para ajuda no custeio destas ações sociais, e principalmente, no apoio técnico para a parte social, serão vitais para que ensejemos uma ação frutuosa e duradoura.
Pretendemos em abril começar o Projeto Bola de Paz e o Projeto Chagas. E, de forma concomitante, damos os passos para o aprimoramento destas ações, planejando uma atuação social junto aos inúmeros idosos ao nosso entorno e os muitos jovens que frequentam desordenadamente a praça do Seminário, especialmente nos finais de semana.
Texto por Giovanni Bezerra