Um grupo de postulantes do Seminário Franciscano Frei Galvão foi a Taubaté para fazer um gesto importante nesses tempos de pandemia: doação de sangue no hemocentro de Taubaté, ligado ao Hemocentro da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.
A ideia surgiu, primeiramente, para que fosse um gesto concreto na Quaresma, mas, devido à pandemia de Covid-19 teve de ser adiada até que a situação sanitária pudesse permitir tal saída, o que aconteceu no último dia 13. O idealizador do ato, o postulante Yure de Oliveira Telles, foi o responsável para se informar sobre os detalhes da doação e divulgar para a turma, que prontamente aderiu à campanha.
Ao chegar ao hemocentro, os postulantes passaram por uma triagem onde foi solicitado os dados cadastrais e verificado o peso, altura, pressão arterial, pulso e temperatura. Em seguida, passaram pela entrevista clínica, onde foram perguntados sobre diversos assuntos de ordem pessoal e, por fim, foram até a sala de coleta onde foi doado cerca de 400ml a 450ml de sangue. Geralmente são 8ml/Kg para mulher e 9ml/Kg para homem, além de amostras para teste de doenças contagiosas e verificação do tipo sanguíneo. Após a doação, todos foram encaminhados para o lanche, que é acompanhado por líquidos, para repor o volume retirado na doação.
Nesse período de tantas dificuldades na saúde de nosso país, doar sangue é uma forma de retribuir todas as graças, doações e preces vocacionais que os postulantes recebem dos benfeitores, família e amigos. Fica aqui o convite também a você para que faça esse gesto, buscando um hemocentro mais perto de sua casa. Uma bolsa de sangue é capaz de ajudar a salvar até 3 vidas. Doe Sangue, doe vida!
Samuel Cavalcanti do Amaral, postulante