O Tríduo de São Francisco deste ano iniciou-se com o pedido de paz na Caminhada Franciscana pela Paz, que aconteceu dia 01/10 ruas de Guaratinguetá, e o contato com toda a criação de Deus, pela Bênção dos animais, no Seminário Franciscano Frei Galvão.
FRANCISCO, A FLOR E O COLIBRIFrei Walter Hugo de Almeida Francisco, simples, cândida criaturinha, De repente, veloz, e de leveza, lindo, Somente um ser, onde gotas de sol destilam, |
Seguidos pela missa de abertura do Tríduo cujo tema era Meu Deus e meu Tudo, presidida pelo Frei João Francisco, guardião da Fraternidade. Durante a celebração Frei João levou a todos a rezar ao fazer a reflexão do evangelho de domingo e falar da relação de São Francisco com Deus.
No segundo dia do Tríduo, a missa do dia (02) presidida por Frei Claudino Dal’Mago, teve como tema São Francisco semeador da paz. E na homília Frei Claudino falou da paz em diferentes perspectivas, como o evangelho, as fontes franciscanas e reflexões mais recentes de frades franciscanos.
Por fim, no dia de São Francisco de Assis (04 de outubro) a Fraternidade foi até a unidade das Pedrinhas da Fazenda da Esperança para a missa presidida por Frei Cesar Külkamp, vigário Provincial. Onde ele falou da importância da festa de São Francisco, que foi considerado o homem mais importante do milênio, encerrado nos anos 2000. Da sua entrega ao seguimento do Cristo pobre e crucificado, afirmando que ele colocou a sua mão no arado e não olhou para traz. E que nos ensina a viver uma vida simples, a vencer o egoísmo que está dentro de nós e a ver Deus em todas as criaturas, como uma fraternidade universal.
Ao lado uma poesia de Frei Walter Hugo de Almeida para São Francisco de Assis, recitada no recreio da fraternidade do dia 04 de outubro.