Sexta edição da Exposição Franciscana de Presépios abre no dia 8 com Concerto do “Trio 3 por 8”

30/11/2022

O Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca (RJ, inaugura no dia 8 de dezembro, solenidade Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a 6ª Exposição Franciscana de Presépios, que tem a curadoria de Frei Roger Brunorio.

O evento será aberto às 13h30 durante o concerto do “Trio 3 por 8”, que vai cantar “Das Folias de Espanha ao Lundu Carioca: uma viagem musical com instrumentos do passado”. Apenas três músicos – Pedro Hasselmann Novaes, Eduardo Antonello e Roger Lagr – que dedicam suas carreiras a repertórios que vão da Idade Média ao século XVIII, aceitaram o desafio de se revezarem em até 24 instrumentos antigos, tão diferentes quanto raros.

A Exposição também marca o início do Centenário Franciscano, que em 2023 celebra 800 anos do primeiro presépio em Greccio, na Itália, e a aprovação da Regra Bulada dos Franciscanos.

Foi em 1223 que São Francisco de Assis criou, em Greccio, o primeiro presépio da história, ao vivo, reunindo moradores da pequena localidade representando o Menino Jesus na manjedoura, Maria, São José, os Reis Magos, os pastores e os anjos. Os animais também eram reais, como o boi, o burrico, as ovelhas. A partir dessa iniciativa de São Francisco, tornou-se um costume armar os presépios nas épocas natalinas no mundo inteiro.

A Exposição Franciscana já é tradicional e esperada na época do Natal, estando em 2022 na sua sexta edição. A cada ano são selecionadas dezenas de obras a partir da grande coleção que a Província Franciscana da Imaculada Conceição possui, hoje reunindo no seu acervo cerca de 800 peças.

Frei Roger explica que o objetivo é, ao mesmo tempo, preparar as pessoas para o verdadeiro espírito do Natal e agregar a isso os elementos culturais inerentes a cada obra, uma vez que todas elas são expressão de fé e da cultura de seu povo e resultado da concepção de cada artista/artesão.

O programa do Trio 3 por 8, leve e acessível, é um recorte da música instrumental que cobre cerca de 600 anos, indo de cantigas marianas ibéricas do século XIII ao lundu brasileiro do século XIX e passando, nesse percurso, pela música renascentista e barroca alemã e italiana, pela tradição irlandesa e por composições e arranjos de autoria dos próprios integrantes do

trio, ínspirados pela música de épocas remotas. Esse evento é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Cultura Criativa e Economia Criativa (Edital Retomada Cultural RJ 2).

A Exposição poderá ser visitada até 30 de dezembro, todos os dias (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h30 às 11h. A entrada é franca.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
online free course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download