Sexta edição da Exposição Franciscana de Presépios abre no dia 8 com Concerto do “Trio 3 por 8”

30/11/2022

O Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca (RJ, inaugura no dia 8 de dezembro, solenidade Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a 6ª Exposição Franciscana de Presépios, que tem a curadoria de Frei Roger Brunorio.

O evento será aberto às 13h30 durante o concerto do “Trio 3 por 8”, que vai cantar “Das Folias de Espanha ao Lundu Carioca: uma viagem musical com instrumentos do passado”. Apenas três músicos – Pedro Hasselmann Novaes, Eduardo Antonello e Roger Lagr – que dedicam suas carreiras a repertórios que vão da Idade Média ao século XVIII, aceitaram o desafio de se revezarem em até 24 instrumentos antigos, tão diferentes quanto raros.

A Exposição também marca o início do Centenário Franciscano, que em 2023 celebra 800 anos do primeiro presépio em Greccio, na Itália, e a aprovação da Regra Bulada dos Franciscanos.

Foi em 1223 que São Francisco de Assis criou, em Greccio, o primeiro presépio da história, ao vivo, reunindo moradores da pequena localidade representando o Menino Jesus na manjedoura, Maria, São José, os Reis Magos, os pastores e os anjos. Os animais também eram reais, como o boi, o burrico, as ovelhas. A partir dessa iniciativa de São Francisco, tornou-se um costume armar os presépios nas épocas natalinas no mundo inteiro.

A Exposição Franciscana já é tradicional e esperada na época do Natal, estando em 2022 na sua sexta edição. A cada ano são selecionadas dezenas de obras a partir da grande coleção que a Província Franciscana da Imaculada Conceição possui, hoje reunindo no seu acervo cerca de 800 peças.

Frei Roger explica que o objetivo é, ao mesmo tempo, preparar as pessoas para o verdadeiro espírito do Natal e agregar a isso os elementos culturais inerentes a cada obra, uma vez que todas elas são expressão de fé e da cultura de seu povo e resultado da concepção de cada artista/artesão.

O programa do Trio 3 por 8, leve e acessível, é um recorte da música instrumental que cobre cerca de 600 anos, indo de cantigas marianas ibéricas do século XIII ao lundu brasileiro do século XIX e passando, nesse percurso, pela música renascentista e barroca alemã e italiana, pela tradição irlandesa e por composições e arranjos de autoria dos próprios integrantes do

trio, ínspirados pela música de épocas remotas. Esse evento é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Cultura Criativa e Economia Criativa (Edital Retomada Cultural RJ 2).

A Exposição poderá ser visitada até 30 de dezembro, todos os dias (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h30 às 11h. A entrada é franca.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
online free course