Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Paróquia de Ramle, dedicada a S. José de Arimateia e S. Nicodemos

28/04/2021

Ramle foi identificada pelos Cruzados como Arimateia, a cidade citada no Evangelho. Ramle localiza-se a 20km de Jaffa e 40km de Jerusalém. Considerada por muito tempo lugar de parada para muitos peregrinos em viagem, a presença franciscana em Ramle remonta a 1296. A atual igreja latina é dedicada a S. José de Arimateia, quem doou um sepulcro novo, no qual foi sepultado Jesus (cfr. Mt 27,57-60; Jo 19,38-42), enquanto uma capela lateral é dedicada a S. Nicodemos, outro discípulo escondido de Jesus, também esse associado à sua sepultura (cfr. Jo 19,39).

“O calendário litúrgico da igreja católica celebra a festa de S. Nicodemos e S. José da Arimateia no dia 31 de agosto, mas nós, da igreja católica na Terra Santa, pedimos ao Patriarca latino de ligar essa festa à Pascoa, porque os dois santos estão ligados à sepultura de Cristo e à Ressurreição”. Assim Fr. Abdel Masih Fahim explica o motivo da alegria desses dias na igreja latina de Ramle, da qual ele é pároco. A festa dos dois santos, na verdade, foi celebrada no sábado da terceira semana da Páscoa, graças a um decreto do Patriarca Latino de Jerusalém. “A festa, neste ano, previa missa solene e atividades para as crianças de Catequese e para os jovens. Temos uma banda musical para a Paróquia e eles prepararam cantos especiais para essa celebração”, continua o pároco.

Fr. Abdel Masih Fahim, com a ajuda de Fr. Antonios Habib, administra a vida no convento franciscano. “Nossa paróquia é respeitada por toda a cidade e temos boas relações com todos. Não faltam as atividades que tornam vivas nossa escola e nossa paróquia” explica o Frade. Ramle pode contar, na verdade, com uma das escolas mais antigas, administradas pelos franciscanos da Terra Santa, funcionando desde 1728. Hoje, temos 365 alunos, desde a quarta classe até o segundo grau (desde os nove aos dezoito anos), estudam na escola da Terra Santa, enquanto a escola primária é administrada pelas Irmãs de S. José. “Cinquenta e oito por cento dos alunos da escola são cristãos, apesar de os cristãos ser minoria em Ramle” – explica Fr. Abdel Masih, que é também Diretor da escola -. “Aqui, na cidade, somos mais ou menos 4.000 cristãos (1.400 do rito latino, 300 do rito grego-ortodoxo católico e outros ritos cristãos), 16.000 muçulmanos e 53.000 hebreus”.

Neste ambiente multireligioso, os Franciscanos da Custódia da Terra Santa sempre procuram ter boas relações com todos, baseadas na fraternidade e respeito recíproco. Assim também em Ramle, há muito, se levam avante iniciativas para educar ao diálogo e testemunhar o amor fraterno. “Desde 05 de maio, em nossa escola da Terra Santa convidamos, por turno, algumas classes de estudantes a voltar à escola para, juntos, consumir a refeição do iftar, encerrando o jejum do Ramadan”, continua o sacerdote. Partilhamos este momento, portanto, com jovens muçulmanos, cristãos e, se o desejarem, também alguns professores de religião hebraica. Assim, também por ocasião das festas hebraicas, o diálogo e o convite à partilha continua cada ano, segundo o desejo do pároco de Ramle. Antes da pandemia da Covid-19, estava presente também um grupo inter-religioso, que se reunia periodicamente e voltará a fazê-lo quando será novamente possível.

Além da escola, cada semana, umas 130 crianças frequentam a igreja latina para Catequese, além de 80 jovens do grupo da Juventude Franciscana e os que seguem a atividade espiritual da Legião de Maria.

“S. Nicodemos e S. José da Arimateia eram membros do Sinédrio, que condenou Jesus, mas tiveram a coragem de ir, de noite, falar diretamente com Jesus” – recordou Fr. Abdel Masih -. “S. José da Arimateia ofereceu seu sepulcro e ambos os Santos são importantes porque realizaram um ato de misericórdia para com Jesus crucificado. Também nós devemos aprender deles!”

Beatrice Guarrera

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado