Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral visita a Custódia da Terra Santa

30/10/2013

No dia 26 de outubro, de manhã, o Ministro geral da Ordem dos Frades Menores, Fr. Michael Perry, presidiu a missa quotidiana diante do Santo Sepulcro. Para tal evento, a Custódia da Terra Santa havia convidado as comunidades religiosas de Jerusalém a unir-se aos Frades, vindos em grande número de vários conventos de Jerusalém.
Durante sua homilia, o Ministro geral meditou sobre a figura de Maria Madalena, proposta pelo evangelho: «No primeiro dia da semana, bem cedo, Maria Madalena dirigiu-se ao sepulcro, enquanto ainda era escuro, e viu a pedra removida do sepulcro. Correu, então, …» (Jo 20, 1-2).

«Quantas vezes também nós corremos ou, talvez, escapamos?» perguntou. «Fugimos daquilo que nos causa medo, daquilo que nos pega de surpresa, que ameaça nossa identidade, e o falso sentimento de segurança que nos construímos.» «Não nos fechemos diante da novidade a que Deus quer levar nossas vidas. Não nos deixemos paralisar pelo medo. É esse o momento favorável para acolher a mudança que Deus propõe a cada um de nós, pessoalmente, que Ele propõe a Ordem, à Custódia. O Senhor rolou a pedra a fim de doar-nos vida em abundância. Jesus está vivo!» Cada dia, cantemos, vivamos, proclamemos a reconciliação, a proximidade, o amor e a esperança de Deus. Façamo-lo com todo o coração, em nossas Fraternidades, no trabalho, no quotidiano de nossas vidas. Não fechemos o coração. O túmulo está vazio, não pôde obstaculizar a força da esperança e do amor de Deus, que oferece a cada um de nós e a todo o mundo criado. Abramo-nos à novidade da vida, ao raiar do mundo novo e de um futuro novo, que Deus preparou para nós!»

Essa mensagem de renovar-se foi dita a cada um em sua vocação individual, franciscana, e ao coração da Custódia. Foi uma das mensagens que o Ministro geral quis oferecer aos Frades da Custódia, durante sua breve mas densa permanência.
Em sua visita, de 24 a 26 de outubro, a segunda depois de sua breve visita durante o Capítulo da Custódia, em julho, encontrou-se com os Frades da Judeia, em Jerusalém, e da Galileia em Nazaré, durante dois tempos fortes; mas também encontrou-se com as Clarissas dessas duas cidades, como também com alguns Frades, individualmente. Durante sua visita, o Ministro geral também participou num Discretório da Custódia e, apesar de vários compromissos, também achou tempo a fim de visitar os Frades da Enfermaria e os do Studium Biblicum Franciscanum, além de visitar o Delegado Apostólico em Jerusalém. Entre os vários compromissos, conseguiu responder a algumas questões.

Todos puderam perceber sua disponibilidade, apesar da agenda cheia, como também seu desejo de infundir na Ordem e na Custódia novo estilo, em consonância com o que está fazendo o Papa Francisco.

Fr. Michael Perry, nasceu em Indianápolis – USA, em 1954, foi eleito Ministro geral da Ordem dos Frades Menores em maio de 2013, para substituir Fr. José Rodríguez Carballo, chamado à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
….

S. Francisco chamou a Terra Santa de «pérola das Missões», o Ministro geral, hoje, diria o mesmo?

– Como poderia dizer diversamente? É verdade, mas talvez o significado da missão tenha evoluído. Conforme as Fontes Franciscanas, Francisco desejava anunciar o Evangelho e convidar as pessoas à conversão ao cristianismo. Ao dirigir-se a esta região, encontrou um país em guerra e sua mensagem mudou, orientando-se ao apelo de conversão dos corações de cada um à paz. Hoje, nossa presença aqui é confrontada à grande diversidade, as fontes do conflito são tão numerosas, que mensagem de S. Francisco – que é nossa – é mais válida do que nunca, sob condição de que nossa presença aqui esteja a serviço da população cristã, mas também das diferentes confissões, dos vários grupos religiosos, étnicos e culturais, como também dos peregrinos. Devemos propor o diálogo, devemos ser artesãos da paz entre nós cristãos e com os demais. É Deus que nos convida a realizar tal futuro, um futuro de paz e reconciliação, um futuro que visa a união da humanidade.

É essa a mensagem que o Senhor deixou aos Frades, durante sua visita?

– Convidei os Frades a renovar-se em sua vida franciscana e, a fim de fazê-lo, a renovar sua relação com o Senhor, com Jesus. Sob tal base, procurar a possibilidade de abrir-se aos outros, pois é Cristo que nos convida, que nos pega pela mão para caminhar em direção dos povos da região, em direção do mundo. Devemos simplificar nossa vida, devemos tornar-nos leves para ir em direção do mundo.

É possível aos Franciscanos simplificar sua vida, visto que é chefe de uma instituição multissecular?

– Os Frades têm grande responsabilidade, que lhes foi confiada pela Igreja. Pode-se dizer aqui, como se ouve dizer de Roma, que a estrutura é imponente. Mas não são as estruturas que contam, é a qualidade de vida, a qualidade da presença. E creio que as estruturas podem ser usadas para convidar as pessoas a descobrir a si mesmas na estrutura da humanidade e, através dessa humanidade, poder alcançar a presença de Deus, a presença espiritual em nós; que se possa, portanto, descobrir a presença de Deus e a dignidade de cada um. Nesse sentido, as estruturas não devem ser um obstáculo, mas podem ajudar à conversão da pessoa. Podemos sempre simplificar nossa vida e aproximar-nos ainda mais dos pobres. Mas, vejo que os Frades estão já presentes junto aos pobres, aos doentes e de quem está sofrendo necessidades no âmbito da formação, presentes a fim de favorecer o habitat.

Teria uma mensagem a dirigir aos habitantes da Terra Santa?

– Não tenhais medo. Deus está convosco. Não tenhais medo, os Frades estão convosco. Não tenhais medo, a paz na Terra Santa está nas mãos de Deus. Não tenhais medo! Não emigreis, não deixeis esta região, não abandoneis esta terra santa. Vós tendes a missão de santificá-la.
….
Visita do Ministro geral ao SBF
No dia 26 de outubro de 2013, o Ministro geral, OFM, Fr. Michael A. Perry, visitou o convento da Flagelação, sede do Studium Biblicum Franciscanum. No fim da manhã, encontrou-se com todos os franciscanos, residentes na casa, inclusive os Docentes convidados e os estudantes das diversas Províncias da Ordem. O Guardião da Fraternidade, Fr. Najib Ibrahim, apresentou-lhes os Frades, um por um. Após a saudação e o abraço fraterno a todos, o Ministro falou de sua experiência de estudo e ensino em diferentes casas da Ordem, inclusive aquelas nos territórios de missão. Convidou a recorrer à Cúria geral, em caso de necessidade. De sua parte assegurou, como Grande Chanceler da Pontifícia Universidade “Antonianum”, sua proximidade à nossa instituição. O Decano do Studium, Fr. Massimo Pazzini, moderou a segunda parte do encontro. A visita concluiu-se com um ágape fraterno.


Fonte: Custódia da Terra Santa

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado